Pau…tando 18/11/2020


Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

ABSTENÇÃO
A abstenção registrada em Poços de Caldas foi não apenas a maior da história da cidade, mas também a 10ª maior registrada no Brasil nestas eleições municipais. Com 39. 248 do total de eleitores se abstendo de votar (33,28%), Poços teve comparecimento de apenas 78.679 votantes (66,72%). No total, a cidade conta com 117.927 eleitores.

QUEDA
Apenas o vereador Marcelo Heitor (PSC) conseguiu melhorar seu desempenho eleitoral entre 2016, quando recebeu 987 votos, e 2020, ao ser votado por 1.188 eleitores. Os demais vereadores que disputaram a eleição neste ano, independente de se reelegerem ou não, tiveram redução na quantidade de votos recebidos. Tanto que apenas quatro deles garantiram o retorno a mais uma legislatura.

ENTRE OS QUATRO
Em todo o Estado de Minas, o Novo conseguiu eleger apenas quatro vereadores. Um deles, em Poços: Kleber Silva, que obteve 616 votos, e se elegeu pela primeira vez.

BILHETE ÚNICO
Em meio ao imbróglio da licitação do transporte coletivo, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) declarou durante a campanha eleitoral, em entrevista na TV Poços, que pretende implantar o bilhete único. “Vamos fazer o bilhete único onde, você que anda de ônibus, que hoje precisa pagar 50% a mais na segunda linha que você pegar, não vai mais precisar disso. Você vai poder andar durante uma hora por toda a cidade e pagar uma tarifa só”, disse.

MÉDIA MÓVEL
Desde o dia 11 de novembro, quando era de nove, a média móvel de casos de Covid-19 está em evolução em Poços de Caldas, atingindo ontem, 16, o patamar de 14,57 casos. Média móvel é o recurso que permite analisar se o número de casos confirmados e o de mortes tem aumentado ou diminuído.