Pau…tando 17/07/2020


Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

SAÍDA CONFIRMADA
O diretor comercial-financeiro da DME Energétiva, Miguel Junqueira, deixou o cargo, conforme já vinha sendo especulado nos bastidores políticos. Enquanto um substituto não é nomeado, Marco César Castro de Oliveira irá acumular o cargo.

OLHA O TREM 1
Na sessão ordinária de terça-feira, 14, na Câmara Municipal, o vereador Marcelo Heitos (PSC) apresentou moção pela volta do trem a Poços. Em aparte, o vereador Paulo Tadeu (PT) fez um apanhado histórico sobre a volta do trem na estância. Segundo ele, em 1998, o BNDES fez um estudo em 12 linhas no Brasil com potencial de reativação. Uma delas, a Poços-Campinas, foi considerada a com maior potencial de reativação.

OLHA O TREM 2
Paulo Tadeu lembrou que os estudos foram até o período entre 2003-2004 e que o trem, na verdade, seria um VLT. O vereador que foi um “equívoco monumental” a atual gestão não ter dado sequência ao projeto de reativação do trem turístico, que foi aprovado pelo governo de Minas, na gestão passada.

OLHA O TREM 3
O vereador diz que até hoje não é possível entender os motivos que levaram o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) a abdicar do recurso de R$ 10 milhões para a reativação. “Hoje, poderíamos estar comentando sobre a reativação da linha. Mesmo que R$ 10 milhões não fosse suficiente para fazer uma grande extensão, iria dar a abertura para a continuação dessa expansão”, disse.

MUDANÇA
Já é perceptível, ainda que não seja explícita, a mudança de postura de parte dos vereadores por contas eleições. Apesar de não terem aderido à oposição, têm uma postura mais independente, que deveria ter sido adotada desde o início do mandato, considerando que a função do vereador, principalmente, é fiscalizar.

RESPINGO
Ontem, 16, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB), foi indiciado por suspeita de lavagem de dinheiro, caixa 2 e corrupção. O temor é que as acusações de corrupção contra o tucano possam respingar na campanha à reeleição do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB). O temor não é a toa. Em 2016, na campanha eleitoral, o então prefeito Eloí-sio do Carmo Lourenço (PSB) acabou prejudicado por conta das denúncias de corrupção do PT em âmbito nacional e pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

COTADOS
Os nomes cotados internamente no DEM para participar de uma eventual chapa à reeleição do prefeito Sérgio Azevedo são Anderson Roberto dos Santos, coordenador do CEU da Zona Leste, Antônio Donizete Albino, vice-presidente do partido, e Wellington Paulista, ex-secretário de Esportes. Como política é igual nuvens, pode acontecer de outro nome apareça na disputa. Mas o fato é que neste momento, são os três nomes mais cotados.

DE FORA
Alguns representantes do MDB não ficaram satisfeitos em saber que o partido não foi colocado na pesquisa de opinião que foi registrada no TSE e que será divulgada na terça-feira, 21. O problema é que o partido não conta no momento com um nome forte o suficiente para entrar na disputa, tanto é que está negociando a adesão a uma das pré-candidaturas já anunciadas.

MEME
Uma mulher que deu uma resposta preconceituosa sobre a locação de um apartamento em Poços de Caldas virou meme nas redes sociais. Após recusar uma contraproposta para a locação, ela respondeu que o interessado no apartamento era “pobre” e deveria ir morar no Cohab. Segundo consta, a repercussão negativa foi tamanha que ela acabou deletando seu perfil no Facebook.