Pau…tando 14/08/2020


Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

PRECAUÇÃO
Apesar da confiança de que até o momento o município conseguiu ter sucesso no controle da pandemia de Covid-19, o secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), admitiu que poderá haver recuo na eventualidade do número de casos aumentar e a situação ficar insustentável. A partir de hoje, 14, Poços de Caldas terá a maior flexibilização das atividades econômicas desde o dia 1º de maio, incluindo a liberação de turistas na cidade.

PASSO ADIANTE
Mosconi considera que os indicadores e a estrutura local permitem esse passo adiante na flexibilização das atividades econômicas. Com uma taxa de ocupação de leitos de UTI que varia entre 20% e 30%, o Comitê Gestor Covid-19 considera que é possível a reabertura de várias atividades na cidade. Além disto, segundo o secretário, os casos positivos que estão sendo registrados em Poços, em sua maioria, são de assintomáticos que estão cumprindo quarentena em suas casa.

DECRETO
Com a reabertura de praticamente a maior parte das atividades econômicas em Poços, a vereadora Ciça Opípari (PT) manifestou que não entende o motivo do decreto de calamidade pública em saúde continuar em vigor. “Se já está em vigor a retomada econômica e se a Prefeitura considera que tudo está voltando à vida normal, não entendo o porquê deste decreto continuar válido”, disse.

MINAS CONSCIENTE
O próximo passo do programa Minas Consciente em flexibilizar as atividades econômicas será reavaliar dos setores de academias, atividades de ensino esportivo e clubes. O objetivo é que ter propostas de enquadramento desses setores nas ondas atuais que estruturam o plano. Atualmente, Poços está na onda amarela do programa.