Pau…tando 14/01/19

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

CHOVE CHUVA 1
Uma forte pancada de chuva caiu na cidade no fim da tarde de sexta-feira, 11, com direito até mesmo a granizo. Sobrou para a Biblioteca Centenário na Urca, já que o telhado não resistiu e muitas goteiras deixam o local alagado. Vídeo que circulou pelas redes sociais mostrou servidores usando baldes para tentar minimizar as goteiras.

CHOVE CHUVA 2
O fato não chega a ser novidade, pois há muito tempo a Urca precisa de reformas estruturais. A última que ocorreu, ainda na gestão passada, não foi suficiente para resolver este tipo de problema.

BODAS
Apesar do clima entre os vereadores não ser dos melhores após a eleição da nova Mesa Diretora, o novo presidente Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC) só tem motivos para comemorar. Na sexta-feira, 11, ele postou uma foto de toda família para comemorar os 27 anos de casamento.

NOVO LÍDER
A escolha do novo líder do Executivo na Câmara Municipal será mais uma missão para o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) resolver no recesso do Legislativo. O atual líder Álvaro Cagnani (PSDB) não deve continuar no posto. A escolha natural seria do vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), mas os últimos desgastes com o Executivo no fim do ano devem afastá-lo da missão, que por sinal, ele parece não fazer muita questão de assumir. Já o vereador Gustavo Bonafé (PSDB), ao se declarar independente na eleição na Mesa Diretora, também não anima o Executivo. Lucas Arruda (Rede) seria uma opção, mas ele depende do aval do vice Flávio Faria (Rede). Com poucas opções, a missão pode sobrar para Lígia Podestá (DEM), caso ela não assuma um cargo no Executivo, como é especulado. A conferir.

DISPUTA DE PODER 1
A disputa interna de poder entre vereadores do DEM, que não é recente, ganhou novo capítulo durante a semana, quando ocorreram na Câmara Municipal as articulações para a composição das novas comissões legislativas.

DISPUTA DE PODER 2
Pelo menos por enquanto, uma coisa que se observa nos bastidores é que a próxima legislatura da Câmara Municipal para o biênio 2019-2020, parece que não será tão subserviente como ocorreu nos últimos dois anos, mesmo com o Executivo tendo ampla maioria.

SUSTO
A bomba caseira que estourou na porta da casa do vereador Paulo Tadeu (PT) acabou não passando de uma brincadeira. A mãe de um dos garotos procurou o vereador e disse que o filho e amigos haviam montado a “bomba” e colocado na calçada. Depois de acessa, ela estourou e com o susto, os meninos fugiram correndo. O vereador acreditou desde o início que de fato tratava-se mesmo de uma brincadeira de mau gosto, já que a cidade não tem perfil para a colocação de bombas na casa de políticos ou demais agentes públicos. A Câmara Municipal, inclusive, chegou a fazer uma nota de repúdio, contra o episódio, pois até então, ainda não se sabia que tudo não passou de uma brincadeira de crianças.

REPASSES
2019 começou com o governador Romeu Zema (Novo) também retendo parte dos repasses destinados aos municípios, apesar do discurso de que ainda que não regularizasse débitos anteriores, pelo menos os novos valores passariam a ser feitos com frequência. Resta saber até que ponto a nova gestão será preservada caso outras retenções aconteçam nos próximos meses.