Pau…tando | 06/07/18

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

OLHA O TREM 1
Já que o projeto do trem turístico foi ignorado no ano passado pela Prefei-tura, mesmo com um convênio assi-nado de R$ 10 milhões junto à então Codemig, atualmente Codemge, quem não perdeu a chance foi São Sebastião do Rio Verde, no Sul de Minas. O go-vernador Fernando Pimentel (PT) entregou a a um grupo de prefeitos da região o convênio assinado entre a Codemge e o município, autoriza a revi-talização de 20 quilômetros da ferrovia. Serão investidos R$ 7,5 milhões para viabilizar o projeto, que beneficiará diretamente 10 cidades do Circuito das Águas e do Circuito Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é que o trecho seja interligado a outro já existente entre São Lourenço e Soledade de Minas.

OLHA O TREM 2
O fio de esperança que sobra a Poços para que o trem turístico volte aos pla-nos ainda nesta gestão foi a inclusão do projeto na Lei de Diretrizes Orça-mentárias para 2019. Há quem diga que a inclusão tenha sido um lapso, tão em evidência na atual gestão nos últimos dias, pelo fato deste projeto já ter constado em LDO anterior, e por isto, ter sido “colada” no docu-mento do ano que vem. No entanto, é preciso dar crédito à Prefeitura e aguardar que de fato o projeto seja reativado, pois é considerado impor-tante na revitalização do turismo local.

CONCORRÊNCIA DESLEAL 1
O vereador Antônio Carlos Pereira (DEM) questionou a Prefeitura sobre a realização do “Feirão das Botas”, que aconteceu na avenida Francisco Salles. Para o vereador, o evento faz “uma concorrência desleal com as lojas regularmente estabelecidas em nossa cidade há muitos anos”. Pereira recebeu várias reclamações de comerciantes sobre o evento. Por isto, ele aponta que de acordo com a legislação vigente, existem normas que regulamentam as feiras em Poços e por isto, questiona como foi autorizada a realização deste feirão.

CONCORRÊNCIA DESLEAL 2
Ele questiona também qual empresa foi responsável pelo evento e se ela pagou impostos municipais. Por fim, o vereador questiona quem é proprietário do imóvel onde o “Feirão das Botas” foi realizado.