Pau…tando 05/01/2021


Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

ENERGIA ELÉTRICA
Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a venda da Companhia Energética de Brasília (CEB) para a Bahia Geração de Energia, do grupo Neoenergia, por R$ 2,5 bilhões, mais de 78% do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil ficou sob controle privado. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira, restam apenas seis empresas estatais: Cemig, CEEE (RS), Copel (PR), Celesc (SC) e CEA (AP), que são estaduais, e DME, de Poços de Caldas, que é municipal.

DESABASTECIMENTO
Muitos consumidores reclamaram da falta de água na cidade durante o fim de semana. Para irritação da maioria que entrou em contato com a autarquia pelo call center, o curto período sem água informado na verdade acabou virando longas horas sem abastecimento. As reclamações foram verificadas nas regiões Sul, Leste e Oeste.

COMEÇOU MAL
A hesitação da Administração Municipal em se posicionar de forma clara sobre quem iria apoiar na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, como tentativa de mandar a mensagem de independência entre os poderes, serviu na verdade para acirrar ânimos e provocar desconforto entre os vereadores, especialmente os que são considerados da base. Por questões partidárias, os vereadores do PSDB que ficaram de fora da Mesa Diretora não deverão chegar ao ponto de se rebelarem, mas a vereadora Regina Cioffi (PP) certamente irá adotar uma postura mais independente, sem compromisso com o prefeito.

SECRETARIADO
Os partidos que integraram a base situacionista na eleição municipal não foram contemplados no primeiro escalão da gestão reeleita, que optou por escolher os nomes que já atuavam em suas pastas. No entanto, como algum dos nomes foram anunciados como interinos e ainda há cargos de adjuntos não preenchidos, além do DME, pode ser que esses partidos ainda sejam contemplados. Há também vários cargos de segundo e terceiro escalão, que ainda não foram nomeados e podem servir para agraciar aliados.

INDEPENDENTE
O Partido Novo divulgou nota afirmando que ao contrário do que foi repercutido após a eleição da Mesa Diretora, o vereador Kleber Silva não integra a base situacionista e terá uma postura independente. Resta saber se na prática, a teoria irá se confirmar.