Pau…tando 03/01/20

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

IPTU
No ano passado, a Administração Municipal foi alvo de muitas críticas por ter feito a atualização do IGP-M com base no período entre novembro de 2017 a dezembro de 2018, o que apontava um índice de reajuste maior do que se fosse considerado o período entre janeiro a dezembro de 2018. Já para 2020, o período continuou o mesmo, porém, o índice inflacionário de 3,98% ficou bem menor do que se fosse considerado o período entre janeiro a dezembro de 2019, que ficou em 7,11%.

IGP-M
Ainda sobre o IGP-M, a Prefeitura reajustou no fim do ano as tarifas da Zona Azul e considerou um valor abaixo deste índice inflacionário para majorar as tarifas. Mesmo assim, houve muitas reclamações nas redes sociais.

CHUVAS
2020 começou com fortes chuvas na cidade, o que não chega ser surpreendente, considerando que janeiro é um mês em que tradicionalmente chove bastante em Poços. Ontem, 2, apesar de não ter sido registrada nenhuma ocorrência grave, a força das águas pluviais provocou alguns sustos. O Parque Municipal chegou a ficar com vários pontos alagados. O ribeirão Poços de Caldas também ficou com água no limite e por pouco ela não transbordou na avenida João Pinheiro.

RETROSPECTIVA
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) postou um vídeo nas redes sociais elencando as principais ações do seu terceiro ano de mandato. A oposição não ficou atrás e também enumerou as principais ações negativas ocorridas no ano passado.

EMPREGOS
Apesar de Poços ter tido saldo positivo de 968 vagas de emprego entre janeiro e novembro de 2019, chama a atenção o fato da construção civil, com -428 vagas, ter sido o setor mais impactado no ano passado.

NOVO
O Partido Novo em Poços de Caldas divulgou que o Frederico Lima foi aprovado no “processo seletivo” da legenda para ser o pré-candidato a prefeito em 2020.

NOVIDADE
A pré-candidatura de Frederico Lima, que por enquanto é restrita a círculos militares e à esfera política do partido, contagiou alguns adeptos da atual gestão, especialmente ocupantes de cargos comissionados. Tanto é que nas redes sociais já existem reclamações sobre supostas deserções em favor do pré-candidato, que por enquanto, ainda não decolou nas pesquisas públicas divulgadas em 2019.

REJEIÇÃO
Ainda que conte com o apoio do governador Romeu Zema (Novo), a pré-candidatura de Frederico Lima deverá ter sérias dificuldades para decolar especialmente na Zona Sul de Poços de Caldas, onde existe rejeição por conta das ações dele como comandante da Polícia Militar, notadamente as blitzen de trânsito.

PRAZO EXPIRADO
Na segunda-feira, 30, completou um mês do prazo dado pela Prefeitura para inaugurar a praça dos Macacos. O logradouro, pelo que se percebe, ainda não está totalmente pronto para ser inaugurado, especialmente após ficar constatado que faltaram vários pontos de escoamento de água pluvial, ou seja, ralos.

ACOSTAMENTO
O recém-inaugurado supermercado Mart Minas aumentou o fluxo de veículos motocicletas, caminhões e pedestres na Zona Sul. O grande problema é que muitos consumidores estão estacionando os veículos nas margens da rodovia, ainda que o supermercado tenha estacionamento próprio. A situação já desperta preocupação e antes do fim das sessões ordinárias, o vereador Pedro Magalhães (PSDB) questionou a Prefeitura se há estudos para aumentar os dispositivos de segurança no local.


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!