Pau…tando 02/08/19

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

SALÁRIOS 1
Após o desgaste para conseguir o repasse de R$ 10 milhões do DME para a Prefeitura, com objetivo de pagar a folha salarial de julho, é grande a preocupação em relação ao pagamento dos salários no fim de agosto, uma vez que a empresa municipal não deverá aceitar facilmente liberar novos recursos. Existem rumores internos sobre a possibilidade, inclusive, do município começar a escalonar os salários, a exemplo do que tem feito o governo de Minas desde 2016, ou seja, pagar os valores devidos em duas ou três parcelas durante o mês.

SALÁRIOS 2
A Prefeitura tem encontrado grande dificuldade em pagar os salários mensalmente, haja vista o alto valor da folha de pagamento. Além disto, existe também a preocupação com a queda de arrecadação típica do segundo semestre, quando o volume de recursos cai.

SALÁRIOS 3
Também preocupa as informações que constam em um parecer técnico da assessoria jurídica da Câmara Municipal, dando conta de que a folha salarial da Prefeitura está em 53,51%, ou seja, no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%.

SERVIDORES 1
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Marieta Carneiro, esteve ontem à tarde na Masterweb Rádio, onde falou sobre a situação dos servidores públicos. Ela admitiu que a relação com a Prefeitura costuma ser boa, mas ocorrem atritos durante as negociações, o que em sua opinião, são “questões pontuais”.

SERVIDORES 2
Enquanto Marieta considera que o vice-prefeito Flávio Faria (Rede) tem se mostrado mais atuante e participativo nos bastidores que envolvem os servidores, ela aponta que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) é mais distante, fato também motivado por suas atribuições.