Pastel de fubá de Machado pode se tornar patrimônio cultural

Iguaria é uma tradição familiar iniciada a partir da ligação secular de escravos que produziam o fubá

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Machado, em sua 37ª reunião ordinária, realizada em 27 de abril, emitiu parecer prévio sobre o registro do pastel de fubá como patrimônio cultural imaterial de Machado.

A proposta de iniciativa do secretário municipal de Cultura e Turismo, João Alexandre Moura, pautou-se nas bases da política de preservação e valorização dos bens culturais do município no registro dos saberes, conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano da comunidade.

continua depois da publicidade

O Conselho e a secretaria de Cultura e Turismo oficiaram o prefeito Maycon William da Silva (PSB) para autorização dos trabalhos de registro que visa valorizar o produto machadense nos aspectos culturais, gastronômicos, turísticos, econômicos, apoio a pequenos negócios, valorização do modo de fazer único e de difusão do nome da cidade de Machado a nível nacional.

TRADIÇÃO FAMILIAR
O pastel de fubá de Machado é uma tradição familiar iniciada a partir da ligação secular de escravos que produziam o fubá como alimento e posteriormente a massa de fubá de milho foi aprimorada pelas famílias italianas e portuguesas residentes no município.

Conhecido e comercializado em diversas cidades da região, mais também em grandes centros como Campinas, Brasília e no Mercadão de São Paulo, o pastel de fubá de Machado é único em seu modo de fazer e vinculou-se na mesa do machadense, nas festas de São Benedito e facilmente encontrado em feiras, mercados, lanchonetes saboreado junto com o maior produto do município, o café. Os diversos recheios dos pastéis junto a um bom café são marcas da identidade cultural do povo de Machado.

O secretário explica que com o registro do pastel de fubá de Machado como patrimônio cultural, o município poderá promover concursos, criar um cadastro com fornecedores e aprimoramento das técnicas e modo de fazer, divulgar o produto, valorizar nossa história, cultura e gastronomia local, impactar na produção local, gerar mais empregos, incentivar negócios em torno do bem cultural, além do município aumentar sua arrecadação de recursos dentro do programa ICMS Cultural e também do ICMS Turístico no critério gastronomia.

Após a anuência autorizativa dos trabalhos feita pelo prefeito, a Prefeitura lançará um cadastro online na internet para produtores artesanais e comerciantes visando criar um banco de dados municipal para construção de políticas públicas em torno do pastel de fubá de Machado.

Itajubá, Pouso Alegre e Itabirito possuem registros de patrimônio cultural, porém com nomes, características e modos de fazer totalmente diferentes de Machado, inclusive com denominações distintas como angu e farinha de milho.