Parte da estrutura do Chalé do Conde Prates está comprometida

No entanto, projeto de restauração do imóvel está mantido

O Corpo de Bombeiros realizou ontem, 24, uma vistoria pós-incêndio no Chalé do Conde Prates, que pegou fogo na madrugada de segunda-feira, 26, na esquina das ruas Junqueiras e Francisco Faria Lobato, no Centro de Poços de Caldas.

A vistoria foi um acompanhamento ao corpo técnico de engenheiros da Defesa Civil. Verificou-se que havia algumas madeiras ainda em queima interna, mas sem risco de reignição do incêndio.

Segundo os bombeiros, constatou-se que parte da estrutura está comprometida uma vez que alguns pilares e colunas eram de madeira e foram atingidos pelo incêndio. Os engenheiros da Defesa Civil irão elaborar um laudo técnico sobre a estrutura.

PROJETO MANTIDO

Ontem, 27, o proprietário do imóvel, o empresário Ronaldo Garcia, anunciou que manterá o projeto de restauro do local e aguarda as aprovações necessárias por parte dos órgãos competentes para o início das obras, que ficarão a cargo da Macro Construtora.

Nesta semana, será realizada uma reunião com a participação da empresa, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Planejamento, Ministério Público e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Condephact) para estabelecer o Plano de Ação Emergencial que será executado no prédio.

Já as obras de restauro terão início assim que o projeto for aprovado. O imóvel foi adquirido pelo empresário Ronaldo Garcia há dois anos e desde então, vem trabalhando para viabilizar a restauração. Em acordo com o Ministério Público, foi realizada uma série de ações que visavam preservar o imóvel e evitar ocorrências no local.

Entre as medidas tomadas antes do incêndio estão o desligamento da energia elétrica, o fechamento das portas e janelas, a colocação de cadeados nos portões e a retirada de materiais que poderiam proporcionar combustão no interior do imóvel, como madeira e papel. Segundo o proprietário do imóvel todas as ações foram e continuam sendo executadas em consonância com os órgãos públicos envolvidos, como Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Condephact, IEPHA e Ministério Público.

Em março deste ano, a empresa responsável pelo projeto encaminhou, inclusive, ofício ao MP, detalhando as medidas de segurança adotadas para a preservação do Chalé.

“Estamos consternados com o incêndio e aguardamos a apuração das causas pelas forças de segurança. O escritório do arquiteto Gustavo Penna, responsável pelo projeto de restauração, já foi contatado e não abriremos mão do nosso sonho de ver o Casarão do Conde Prates totalmente restaurado e aberto à visitação pública, colaborando para a construção de uma cidade mais humana e que respeita a própria história”, destaca Ronaldo Garcia.

HISTÓRIA
Construção imponente na Rua Junqueiras, o imóvel foi construído em 1886, como casa de veraneio do Conde Eduardo Silva Prates. O imóvel foi tombado como patrimônio histórico em junho de 2016.