Parceria entre IEF e Prefeitura de Contagem revitalizará área verde

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Prefeitura de Contagem firmaram parceria para melhorar a estrutura de atendimento ao visitante na Área de Preservação Ambiental (APA) Parque Fernão Dias. Um Termo de Cooperação assinado na segunda-feira (21/10) permitirá a gestão compartilhada da unidade de conservação, uma das maiores localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O espaço receberá novos equipamentos para visitação e revitalizará os antigos.

O IEF é responsável pela administração das reservas ambientais estaduais, entre elas a APA Parque Fernão Dias. Segundo o Termo de Cooperação, o instituto ficará responsável pela elaboração do Plano de Manejo, estudo técnico que determina quais intervenções podem ser realizadas no interior da unidade de conservação. Já o município vai operar as trilhas interpretativas, a sinalização e as ações de educação ambiental.

Termo assinado entre IEF e Prefeitura de Contagem permitirá gestão compartilhada da APA Parque Fernão Dias – Crédito: Emerson Gomes / IEF

Na solenidade de assinatura do termo, o diretor-geral do IEF, Antônio Augusto Malard, observou que a APA será uma área de proteção modelo para todo Brasil. Já o vice-prefeito de Contagem, William Barreiro, destacou que a parceria permitirá a revitalização de uma área importante para o cidadão do município. “Será uma opção de lazer de qualidade, principalmente nos finais de semana”, afirmou.

A APA Parque Fernão Dias está localizada em Contagem e Betim e possui 98,45 hectares totalmente inseridos em área urbana. No local, é possível encontrar espécies da flora, como o ipê amarelo e o jacarandá da Bahia, espécie ameaçada de extinção. Também é possível observar espécies da fauna, como as aves anambé branca do rabo preto, o gavião caboclo e o cuitelo.

Concessão

Antônio Malard lembrou que o IEF trabalha atualmente em um novo modelo de gestão das reservas ambientais, que é o Programa de Concessão de Parques Estaduais 2019-2022. “Apesar do nome, ele é válido para todas as categorias de unidades de conservação”, explica.

O programa busca promover parcerias com o setor privado para a gestão de serviços para os visitantes. As unidades de conservação do Estado passarão a oferecer hospedagens, venda de alimentos e bebidas, atividades de lazer e aventura e venda de souvenires em parceria com a iniciativa privada. As medidas pretendem garantir um aumento no número de usuários e incentivar o turismo. O trabalho terá início em 20 das 94 unidades de conservação estaduais