Os melhores períodos do ano para visitar o Caribe

Temperatura agradável em praticamente todos os meses do ano é uma das características do local

Com temperatura agradável em praticamente todos os meses do ano, o Caribe, além de comportar belíssimas ilhas, é uma das regiões mais quentes do mundo e adorada pelos turistas.

No entanto, não são todos os meses que são propensos a visitas nos países caribenhos, pois há épocas de muitas chuvas e, até mesmo, períodos de furacões.

2017, por exemplo, foi um período ruim em algumas localidades por conta do furacão Irma. No início de setembro do mesmo ano, uma tempestade de nível 5 causou danos no norte do Caribe. Ilhas Turcas e Caicos, Anguilla, Cuba, Porto Rico e Ilhas Virgens Britânicas foram os territórios mais afetados pelo Irma.

Uma vez formada, uma tempestade movendo-se sobre a água quente pode transformar-se em um furacão em questão de dias.

Historicamente, o período de junho a novembro é considerado crítico para furacões, embora entre setembro e outubro ocorram as maiores incidências. Isso ocorre porque, entre junho e outubro, as temperaturas são muito altas (com média de 31ºC) e a massa de ar quente favorece a formação de tempestades.

Muitas pessoas fogem do Caribe durante esta temporada, mas nem todas as áreas da região são afetadas igualmente. As ilhas do sudeste apresentam o menor número de furacões entre junho e novembro, enquanto as regiões sudoeste e nordeste têm o maior número de furacões.

Áreas do sul, como as ilhas ABC do Caribe (Aruba, Bonaire e Curaçao), não são afetadas por tempestades devastadoras porque estão muito próximas da linha do Equador e, portanto, fora da zona de furacões.

Os melhores períodos do ano para visitar o Caribe - Jornal da Cidade

De janeiro a abril são os meses mais amenos no Caribe. Com média de 26ºC nesse período, a temperatura ainda é agradável e a incidência de chuvas, se comparada a outros períodos, é relativamente baixa — não há risco de furacões.

Não à toa, o Caribe é um destino popular para o sol de inverno e conta com muitos turistas nos feriados de fim de ano, bem como durante a temporada de férias nos primeiros meses do ano.

Um dos países mais requisitados no “inverno” caribenho são as Bahamas. Arquipélago com mais de 700 ilhas, é um lugar lindo, com belíssimas ilhas, praias deslumbrantes e conta com muito entretenimento.

A melhor ilha nas Bahamas para entretenimento é Paradise Island. Em janeiro deste ano, por exemplo, a bela ilha recebeu o PokerStars Players Championship (PSPC), maior evento de poker da América Latina. Realizado no luxuoso Atlantis Resort, o torneio foi um sucesso e teve o espanhol Ramon Colillas como vencedor.

O Atlantis também abriga a maior exposição sobre vida marinha do Caribe, que inclui 14 lagoas e mais de 50.000 animais marinhos. Além disso, conta com campo de golfe profissional, cinema, parque aquático e palco para shows.

Outra ilha muito interessante para visitar no Caribe é Santa Lúcia. País insular das Pequenas Antilhas, no leste do Caribe, Santa Lúcia não está na rota frequente de furacões e, dependendo das previsões meteorológicas, pode ser visitada nos meses mais quentes (junho, julho e agosto) sem grandes riscos.

Embora a ilha tenha apenas 43 quilômetros de comprimento e 22 quilômetros de largura, é abundante em belezas naturais e conta com paisagens diversas.

Santa Lúcia abriga um dos melhores hotéis do mundo, o Jade Mountain. Ele está localizado em meio a uma propriedade com duas praias e vistas espetaculares das famosas montanhas gêmeas Piton.

VEREDITO FINAL
A melhor época para visitar a maioria das ilhas do Caribe é de janeiro a abril — devido às temperaturas agradáveis e ao baixo risco de chuvas e furacões. Os turistas que gostam de atividades aquáticas como nadar e mergulhar nas praias preferem ir entre março e abril para aproveitar temperaturas mais altas.

O clima tropical no Atlântico é observado de perto pelos profissionais da meteorologia e as previsões meteorológicas do Caribe são bastante confiáveis porque o clima na região segue um conjunto de determinados padrões bem conhecidos. Portanto, é sempre prudente verificar com antecedência as condições de tempo do Caribe para não ser surpreendido durante a viagem.

 

Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!