Os benefícios de apostar na saúde

Prática de esporte ajuda a melhorar a saúde cardíaca

Confira nesse artigo a multiplicidade de benefícios em existência para quem pratica esportes e aposta na sua saúde. É sabido que 30 minutos de caminhada por dia melhora a saúde cardíaca e contribui para a oxigenação das células. Também contribui para a melhora na tonicidade muscular e a redução do estresse.


Certamente, se iniciássemos uma lista completa dos principais esportes que trazem benefícios para o nosso bem-estar, todos os esportes contribuem positivamente. Seja emocionalmente ou fisicamente eles influenciam nosso estado anímico e melhoram a nossa qualidade de vida.

Vamos trazer vários exemplos onde uma simples caminhada ou até uma partida de cartas pode mudar a sua vida. Acompanhe. Afinal, a base de um mercado de apostas esportivas são equipes sadias. É o equivalente com o fazendeiro que planeja a sua estratégia para semear, cultivar e colher os seus frutos.

Os benefícios de apostar na saúde - Jornal da Cidade

Os benefícios do esporte para quem apostar na saúde
Segundo a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Saúde, e o artigo Jogos que estimulam crianças com movimentos. Numa coisa todo mundo concorda: criança não é para ficar o dia todo no sofá, em frente à TV. Alguns jogos eletrônicos até já ajudam, fazendo a criançada se movimentar. Mas se você vive esse problema em casa, tenha em conta as dicas do educador físico Guigo Lopes.

Têm vários jogos que estimulam essa questão da competição, de deslocamento, de corrida, têm uns jogos de dança aí, recentemente eu tenho visto muita criança brincando na televisão, fica aparecendo e você tem que imitar o movimento da dança. Mas nada tira o brilho de uma criança com um skate, uma bicicleta no parque. Então, ao mesmo tempo em que a gente têm que usar os recursos novos, a gente têm que buscar onde que a criança está brilhando olho. Ela só vai fazer atividade física se ela for seduzida por isso, pelo que for bom para ela.

Apostar na saúde
Ainda segundo o “Estadão”, existem 8 benefícios ótimos para crianças que praticam esporte

⦁ Ajuda a incorporar hábitos saudáveis
A infância é a fase da vida mais importante para se estabelecer hábitos – portanto, é bom reforçar os positivos. “Em geral, adultos ativos praticaram esporte quando pequenos ou tiveram um professor de educação física que foi muito importante e estabeleceu essa relação de afeto com as atividades físicas”, explica Anelise Reis Gaya, doutora em Atividade Física e Saúde e coordenadora do Projeto Esporte Brasil (Proesp-Br), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

⦁ Desenvolve a coordenação motora
“Para se desenvolverem plenamente, as crianças precisam adquirir proficiência em uma série de habilidades fundamentais, como correr, chutar, arremessar e lançar”, explica Guilherme Menezes Lage, doutor em Neurociências e coordenador do Núcleo de Neurociências do Movimento (NNeuroM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao praticar esportes, os pequenos executam esses e outros movimentos de forma repetida e natural, o que se reflete em ganhos motores.
Os benefícios de apostar na saúde - Jornal da Cidade
⦁ Aprimora a cognição
Crianças e adolescentes fisicamente ativos têm o raciocínio estimulado, o que se reflete em um melhor desenvolvimento cognitivo. “Durante um jogo, o jovem precisa tomar decisões rápidas e fazer várias atividades e movimentos ao mesmo tempo. Existem estudos, inclusive, que demonstram uma melhora da plasticidade cerebral daqueles que não são sedentários”, destaca a coordenadora do Projeto Esporte Brasil.

⦁ Estimula a convivência em grupo
O esporte é um importante fator de integração na idade infantil. Por meio dele, crianças melhoram a autoestima, aprendem a conviver em grupo e até a desenvolver características de liderança. “Durante a prática de atividades coletivas, elas vão vivenciar momentos em que precisam vencer a timidez e se posicionar frente ao grupo”, afirma Lage.

⦁ Combate a obesidade infantil
A obesidade infantil está associada à má alimentação e à falta de gasto energético nessa fase da vida. “A Organização Mundial da Saúde determina que crianças e adolescentes façam ao menos uma hora de exercícios por dia, mas apenas uma pequena parcela segue essa recomendação. E o sobrepeso nessa etapa pode trazer vários outros problemas no futuro”, enfatiza Anelise.

⦁ Ensina a respeitar regras
Ao praticar esporte, a criança e o adolescente aprendem a lidar com regras e a respeitá-las. Se a modalidade for coletiva, eles também terão de conviver com hierarquia, nas figuras do técnico e do capitão de equipe, por exemplo. Além disso, os valores éticos e morais envolvidos permitem a aquisição de juízo crítico. “O esporte contribui para a socialização por meio da compreensão do significado de cooperação, respeito e disciplina”, enumera o coordenador do Núcleo de Neurociências do Movimento.

⦁ Prepara para lidar com frustrações
O esporte tem o poder de reproduzir algumas situações que os pequenos terão de enfrentar fora das quadras. “Disputar, ganhar, perder, seguir lutando mesmo quando há adversidade. Tudo isso contribui para o amadurecimento das crianças enquanto indivíduo”, aponta Anelise.

⦁ Diminui o risco de doenças mentais
O exercício físico é um ótimo recurso no tratamento de crianças com transtornos do desenvolvimento, tais como o déficit de atenção e dislexia. “Em vários casos, a atividade individual pode ser uma porta para que futuramente elas sejam inseridas em atividades com maior demanda social”, aponta Guilherme Menezes Lage.

Segundo Soufitness.com.br, em geral, quem pratica esportes, terá esse benefício durante a vida toda

Esportes para crianças
O isolamento social é diminuído entre pessoas que praticam atividades esportivas regularmente. E, ainda mais, quando se trata de jogos em que você deve trabalhar em equipe. No caso dos menores, os esportes coletivos também são muito úteis para a socialização. Para as crianças, é um meio de superar alguns medos ou timidez, bem como para controlar a ansiedade em casos de crianças hiperativas.

Além disso, o esporte também os ajuda a serem disciplinados, a seguirem ordens e esperarem a vez. E, não menos importante, ajuda as crianças a aprenderem a lidar com a frustração. Crianças e adolescentes que praticam esportes têm menos risco de tabagismo e uso de outras drogas.

Isso quando são comparados com aqueles que crescem longe de atividades físicas. Ao mesmo tempo, previne o aparecimento de doenças crônicas. A atividade física frequente fortalece o coração, o que implica um melhor funcionamento de todo o sistema circulatório e do sistema cardiovascular. Além disso, previne hipertensão e diabetes.

Crianças e adultos
Especialistas em ginástica insistem em que aquela pessoa que inicia atividade física na infância terá muita facilidade para retomar o hábito pois “os músculos têm memória”. Ao mesmo tempo, o hábito de praticar esportes reduz os níveis de ansiedade e estresse reduzidos ao mínimo.

O relaxamento vem e tudo isso facilita a concentração nas atividades diárias, sejam acadêmicas ou profissionais. A possibilidade de desfrutar de uma melhor qualidade de sono também aumenta.

Os-benefícios-de-apostar-na-saúde - Jornal da Cidade
As pessoas que se exercitam regularmente sofrem menos acidentes ocupacionais do que aquelas que levam uma vida sedentária. Entre outras razões, isso ocorre porque aqueles que têm uma vida ativa estão muito mais alertas para tudo o que acontece em seu ambiente.

Quanto maior o nível da atividade realizada, a tomada de decisão se torna mais assertiva. Isso contribui para que as pessoas em seu dia a dia sejam mais produtivas e melhorem as suas habilidades criativas. Também contribuem para uma sensação de bem-estar geral. Aqueles que se exercitam regularmente são pessoas que geralmente têm uma boa imagem de si mesmos e uma alta autoestima. Quadros de depressão, bem como episódios de raiva e agressividade, tornam-se menos frequentes.

Nutrição e qualidade de vida
Já os benefícios da prática de esportes para o corpo são inúmeros. Os efeitos positivos do esporte em um nível físico são geralmente os mais notórios, bem como os mais esperados. Afinal, sentir-se bem depende muito da boa aparência.

E, é claro que ajuda a controlar o peso. Isso ocorre desde que a atividade física inclua trabalho aeróbico. Além disso, se acompanhado de nutrição e hidratação adequadas, o controle do peso corporal é um dos benefícios da prática de esportes mais valiosos.

Já o aumento e a tonificação da musculatura. Além de favorecer o bem-estar, isso também promove um aumento de força e resistência, combinado com maior flexibilidade de todas as articulações. Da mesma forma, com a prática de esportes, a densidade óssea é amplamente favorecida, diminuindo o risco de sofrer lesões como fraturas ou fissuras.

Os exercícios moderados com pesos são altamente recomendados para pessoas que já atingiram a terceira idade. Através deles, a velocidade da perda de massa muscular é reduzida e o aparecimento de doenças degenerativas, como a osteoporose, é evitado. O aumento da resistência física tem uma influência positiva na vida sexual das pessoas. Entre outros motivos porque passamos a desfrutar de uma boa autoestima.

Portanto, pode sempre consultar as fontes citadas, sabendo de que o esporte realmente tem a ver com a necessidade de “trocar de pele”. Isto é; de renovar nossas células. Há milhares de anos, quando devíamos caçar nossa própria comida, essa energia renovava-se pela própria força do hábito.

Hoje em dia, com um sistema e rotinas bem mais sedentárias, o exercício é fundamental na nossa qualidade de vida como catalizador social e, é claro, como um hábito que já faz parte do nosso dia, ainda nessa era de revoluções tecnológicas.


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!