Orquestra Sinfônica vai ensaiar na Saci-pô

Entidade teve que deixar espaço cedido pela PUC/Minas

A Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, que comemora 25 anos de existência, terá que deixar o espaço que ocupava até então no campus local da PUC/Minas porque as salas cedidas passarão a ser utilizadas por alunos a partir de 1º de agosto.

Diante da situação, a OSPC ficou sem lugar onde ensaiar.

“Vale dizer que desde o início do ano fiz inúmeros apelos pedindo que nos ajudassem a conseguir um local onde pudéssemos ter nosos ensaios. Apelos que resultaram em vão. Não somos uma orquestra oficial de direito, mas o somos de fato. Não sobrevivemos sem o poder público e isto é absolutamente claro. Só não somos uma orquestra municipal por questões de custo e legislação, o que dificultaria em parte esta ação. O caminho mais fácil foi transformá-la em uma instituição sem fins lucrativos”, relata o maestro Agenor Ribeiro Netto, que considera que “falta carinho e preocupação para com nossa orquestra e músicos”.

Apesar de alguns momentos de angústia por parte dos integrantes da OSPC, a solução acabou aparecendo de onde menos se espera. O empresário Marcus Togni, presidente da Escola de Samba Saci-pô, ofereceu à OSPC o uso gratuito do galpão da agremiação, localizado na avenida João Pinheiro.

“Fiquei emocionado com a solidariedade imediata dele e nem pagamento de energia elétrica ele quer receber: disse que tem um enorme prazer em poder nos ajudar. As instalações são excepcionais em termos de espaço, limpeza, organização, banheiros adequados, etc. Para nossa Orquestra, será o melhor local em termos de espaço que teremos ao longo dos 25 anos de nossa existência”, relata Agenor.

Além da PUC, ao longo de sua história, a OSPC também ensaiou por anos no SESC, de onde saiu somente porque o espaço ocupado precisou ser cedido a outras atividades.