Ordem do Dia 27/11/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
A discussão sobre a culpa de Bolsonaro, e companhia, na suposta tentativa de golpe está em curso. E tal como antecipou esta coluna, há um esforço de “convencimento” em torno da questão.
Houve o que diz o relatório da PF? Mais do que diz o inquérito da polícia, a conduta de Bolsonaro, mesmo antes de ser presidente, sempre foi golpista. Saiu do Exército pela porta dos fundos, em razão disso.
Enquanto presidente, dedicou-se, inexplicavelmente, a combater as urnas eletrônicas sem provas. Embora tenha sido eleito por esse sistema diversas vezes. Ele e os filhos.
Chegou a provocar um incidente internacional, com dezenas de embaixadores, combatendo o sistema eleitoral brasileiro.
Considerado, por esses mesmos embaixadores, o melhor do mundo. Não fazia sentido. Agora parece que faz.
Mas mesmo assim, o que Bolsonaro representa, com todas suas contradições e fragilidades, venceu as últimas eleições municipais e controla grande parte do Congresso. Eis o busílis.
A derrocada total de Bolsonaro, que parece evidente e iminente, não fará desaparecer seus eleitores. Luta-se agora por corações e mentes.
E a pergunta é uma só: com a derrocada do bolsonarismo, para onde irá? Como comportarão seus eleitores? Não faltarão candidatos a esses votos.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com