Ordem do Dia 21/11/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Justamente quando esta coluna lembrou, com alguma saudade, do comportamento discreto da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, veio a bomba.

Militares de alta patente foram presos, juntamente com um agente federal, acusados de conspirarem para assassinar o presidente, o vice e o ministro Moraes, do STF. Com objetivos golpistas.

Tem até general na parada. E não é general da banda. A se confirmar essa acusação, decorrente de inquérito da lavra da polícia federal, fica aberta a temporada dos atos tabajaras.

Além disso, acusaram a participação do ex-presidente Bolsonaro, na formulação da “minuta do golpe”. Definitivamente, “Os Trapalhões” estão de volta. Ou talvez um programa ainda mais antigo: “O quartelzinho do pé-com-pano”, sucesso nos anos 1960. Encenando um esquete golpista.

Os golpistas Tabajara do Brasil, além de fracassarem em seus intentos, deixaram rastros para todo lado. Tudo depende de provas irrefutáveis. E de uma conduta respeitável dos órgãos da justiça, também às voltas com atos tabajara, com certa frequência.

Em depoimento nesta terça-feira, Mauro Cid negou tudo. Esse também faz parte do “Quartelzinho”. Mas esse aí não tem muita graça. Erra muito o texto. Quem fará o papel do “pé-com-pano”? Eis o busílis.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com