Juiz irá decidir sobre ocupações em escolas de Poços

Audiência aconteceu ontem no Fórum Municipal

Uma audiência pública foi realizada na manhã de ontem, 27, no Salão do Júri do Fórum Municipal, presidida pelo pelo juiz da 2ª Vara Criminal da Infância e da Juventude de Poços de Caldas, José Henrique Mallmann.

Também participaram do encontro membros do Grêmio Estudantil Carolina Maria de Jesus, o diretor da Escola Estadual David Campista, Diney Lenon de Paulo, o promotor Eduardo Bustamante, da Vara da Infância e Juventude, pais, alunos e professores. A audiência foi marcada após o Ministério Público entrar com uma ação civil pública contra o Estado e o diretor Diney, devido às ocupações nas escolas, já que considerou que direitos fundamentais de ambas as partes haviam entrado em conflito.

O promotor sugeriu na ação que a ocupação continue dentro das escolas, mas que as áreas físicas destinadas as atividades pedagógicas e letivas sejam preservadas. Com base no pedido de tutela antecipada, o juiz fez a proposta, mas os representantes da ocupação não aceitaram.

Agora, o juiz irá decidir sobre o retorno das aulas regulares e sobre o afastamento de Diney Lenon de Paulo. A decisão irá abranger todas as unidades ocupadas em Poços. A direção da Escola Estadual David Campista deve apresentar a defesa ao juiz em três dias úteis.

OCUPAÇÕES
Alunos e técnicos do campus local da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) entraram em greve. Os técnicos paralisaram as atividades na segunda-feira, 24, enquanto os alunos decidiram entrar em greve após uma assembleia na noite de quarta-feira, 26. Os universitários ainda não decidiram se irão ocupar a Unifal.

A Escola Estadual Professor João Eugênio de Almeida, no Jardim São Paulo, também foi ocupada por alunos na manhã de ontem. Agora, são 10 unidades locais paralisadas: além das duas citadas, fazem parte da lista Escola Estadual David Campista, Polivalente, UEMG, IFSuldeMinas, Escola Estadual Edmundo Cardillo, Escola Padrão, Colégio Municipal e Escola Estadual Professora Cleusa Lovato.

RONDAS ESPECIAIS
Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 27, no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), ficou definido que Poços de Caldas contará com uma ronda especial nas nove unidades educacionais ocupadas por estudantes contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241.

O campus da Unifal está em greve e alunos ainda não decidiram pela ocupação. Participaram da reunião, o subcomandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, Major Luiz Fernando Batista, o coordenador da Guarda Municipal, Inspetor Marcelo Gavião Bastos, e a secretária municipal de Educação, Maria Cláudia Prézia Machado.

De acordo com o prefeito,  o objetivo é garantir a segurança e a integridade física de todos os estudantes, tanto os contrários, como os favoráveis às ocupações e a preservação do patrimônio público.

“Tomamos conhecimentos de problemas ocorridos em outros municípios e, por isso, estamos nos antecipando, de forma a garantir a segurança dos nossos jovens até que a questão seja resolvida de forma definitiva”, explicou Eloísio.