MP determina obras de acessibilidade na Policlínica

Prédio não estava de acordo com os parâmetros legais de acessibilidade

A Policlínica Central está recebendo várias melhorias que visam proporcionar acessibilidade a idosos e deficientes. Entre diversos serviços de saúde, funcionam no local um Núcleo Especializado com consultas agendadas com especialistas, a Farmácia Central, laboratório, além do TFD (Transporte Fora do Domicílio).

DEFICIENTES
Logo na entrada, uma vaga foi reservada para deficientes. No primeiro andar, as intervenções incluem a reabertura de banheiros interditados por falta de manutenção, com ampliação dos espaços e colocação de barras de apoio, além de melhoria na iluminação dos corredores. A rota acessível recebeu sinalização vertical e piso tátil para orientação de deficientes visuais.

O próximo passo é modificar o balcão de atendimento, fazendo uma área mais baixa para tornar mais confortável o acesso de cadeirantes: o balcão deve ter parte da superfície com altura máxima de 90 centímetros em relação ao piso.

PLACAS EM BRAILE
Todas as placas de locais dos serviços, do atendimento prioritário, dos sanitários, telefones, bebedouros e saídas acessíveis, são novas e também ganharam identificação em braile. As escadas receberam corrimão. No andar superior, o balcão acessível já está pronto.

O segundo piso também vai passar a ter dois banheiros novos, feminino e masculino e um fraldário, além de um banheiro preparado para os portadores de necessidades especiais, ações que vão trazer mais acessibilidade e mais conforto a este público e aos idosos.

MINISTÉRIO PÚBLICO
As obras de acessibilidade foram determinadas pelo Ministério Público, por meio de ação civil pública movida em 2013, depois que o setor de Arquitetura do Centro de Apoio Técnico do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Ceat), verificou que o prédio não estava de acordo com os parâmetros legais de acessibilidade, todas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e no Decreto Federal 52-96/04.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), todas as exigências estão sendo rigorosamente cumpridas. “Esta preocupação com a acessibilidade traz mais conforto não só para os usuários, mas também para os servidores. Nossa intenção é fazer com que a Policlínica tenha toda a sua capacidade utilizada para atendimento pleno da população”, afirmou.