O que não fazer no cabelo loiro? Especialista indica o que prejudica o fio

source

O cabelo loiro ainda é um dos mais pedidos nos salões de beleza e não há sinal de que vá perder esse posto de “queridinho” tão cedo. Porém, ser loira exige uma série de cuidados especiais para evitar, por exemplo, que os fios fiquem amarelados ou ressecados. 

Leia também: Tendência: os estilos de cabelo loiro que estão bombando nos salões de beleza

grazi massafera como paloma arrow-options
Reprodução/TV Globo

Paloma, personagem de Grazi Massafera, exibe fios loiros na novela ‘Bom Sucesso’, e para ter o cabelo loiro com esse aspecto saudável é preciso alguns cuidados

Mas como ir além dos principais cuidados com cabelo loiro , como usar produtos específicos e sempre manter a hidratação em dia? Para ajudar, a colorista Daniela Albuquerque, do Jacques Janine Fashion Mall,  ensina os truques do que não fazer com os fios. Afinal, a rotina de beleza às vezes inclui, sim, hábitos que são extremamente prejudiciais; confira: 

1. Fuja de chapinhas e babyliss

“Entendo que muitas vezes é difícil não usar essas ferramentas, mas evite no dia a dia, deixe para ocasiões especiais ou finais de semana. O uso diário do secador também resseca muito”, afirma a colorista, que atenta para o uso dos protetores térmicos, pois são essenciais para a blindagem da fibra do aquecimento dos aparelhos. “Chapinha quebra a fibra com uso contínuo”.

2. Fique atenta ao Sol, sal, cloro e mar

“Praia e piscina são grandes vilões para oxidar a cor e deixar o tom amarelado. Da mesma forma, o próprio Sol é nocivo aos fios, pois  acelera o desbotamento da cor”. Para evitar esse efeito, a dica é apostar em produtos hidratantes e muito FPS para os fios, além de chapéu.

3. Evite shampoos e cremes com pigmentos

“O cloro, presente na água do chuveiro, e shampoos matizadores tiram o brilho do louro, pois depositam pigmentos nos fios”, afirma Daniela. Abra exceção para o shampoo roxo  , que é um tipo de produto específco para retirar o aspecto amarelado dos fios. 

4. Não esqueça que os fios loiros desbotam com facilidade

Por causa dessa facilidade em perder a cor, o ideal é evitar lavagens diárias e prefira lavar um dia sim e outro não. “E muito importante, use o shampoo roxo uma vez na semana, pois, como falado, ele vai ajudar a remover o efeito oxidado das madeixas”, completa. 

Leia também: Do platinado ao cabelo cinza: 5 dicas para clarear os fios sem danificá-los

5. Tome cuidado para desembaraçar os fios

“Use um leave-in hidratantes diariamente antes de pentear os cabelo loiro . Comece fazendo o movimento das pontas até a raiz e com um pente de dentes largos. Deve-se fazer com muito cuidado, já que os fios estão sensíveis e fracos”, finaliza a profissional.

Fonte: IG Mulher