O Artêro e a Salamandra de Fogo em cartaz na Urca

O texto é uma livre adaptação do livro de cordel “Juvenal e o Dragão”

O Artêro e a Salamandra de Fogo é o mais novo espetáculo do Grupo Rasgacêro e sua primeira montagem infantil. A peça é vencedora do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro 2017 e poderá ser vista gratuitamente, nesta quarta-feira, 19, às 20h, na Urca, em Poços de Caldas.

A apresentação faz parte da programação do Julhofest 2017. A peça é um musical que conta a saga de Juvenal, um dos tantos heróis brasileiros e de como ele derrotou e botou para correr a Salamandra de Fogo que aterrorizava o Reino de Rio Grande.

O Artêro e a Salamandra de Fogo é uma história com direito a princesa, cavaleiro, rei e dragão, que o Rasgacêro foi buscar na literatura de cordel. Extraída da cultura popular brasileira, como outras produções do Grupo, fala de amor, coragem e respeito a natureza.

O texto é uma livre adaptação do livro de cordel “Juvenal e o Dragão”, de João Martins de Athayde, escrito em 1959 e reeditado em 1974, por Leandro Gomes de Barros.

A versão do Grupo Rasgacêro, com trilha sonora composta por músicas de autoria do coordenador do Grupo, Ricardo Valias, foi escrita pela jornalista Bibi Rodriguez.

A produção é da equipe da Mixiricar-Te Cultural que conta também com a fotógrafa Natália Guimarães. O elenco é composto pelos atores Fernando Gonçalves, Gabriel Sá e Dani Marques e pelos músicos Milton Leite, Fernanda Dearo e Guilherme Guerriero. Na montagem e na manipulação de bonecos estão Kalleb Fernandes e Genaldo Pessoa. O cenário, bonecos e os figurinos são assinados por Rosana Lovato e Anderson Almeida da Oficina da Terra art studio.