Número de escolas ocupadas em Poços já chega a oito unidades

Colégio Municipal e Escola Padrão foram na noite de terça-feira

Mais três unidades educacionais de Poços de Caldas aderiram ao movimento de ocupação que se espalha pelo país. Na noite de terça-feira, 25, o Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza e a Escola Estadual de Ensino Médio do Parque das Nações (Escola Padrão) foram ocupadas por alunos.

Vale ressaltar que o Colégio Municipal é a primeira unidade da rede municipal de ensino ocupada pelos estudantes. Ontem, estudantes anunciaram que também ocuparam a Escola Estadual Cleusa Lovato Caliari, no Jardim Centenário. Já são oito unidades ocupadas em Poços: além das três citadas acima, também estão ocupadas a Escola Estadual David Campista, a Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), a Escola Estadual Edmundo Cardillo e os campi locais da UEMG e IF Sul de Minas.

O principal motivo dos protestos é a PEC 241 (limite de gastos públicos do governo nos próximos 20 anos, que foi aprovada na Câmara dos Deputados na terça-feira) e a MP 746 (reforma do Ensino Médio).

COLÉGIO MUNICIPAL
O Colégio Municipal foi ocupado por alunos do grêmio estudantil. Eles decidiram que nem a entrada da Educação Infantil será permitida na unidade. “Entrarão somente integrantes do grêmio, professores colaboradores, diretora e vice e funcionárias terceirizadas da cantina”, avisaram.

O grêmio informou que a tomada da escola ocorreu de forma pacífica e a direção foi informada sobre o ato. Alguns alunos reclamaram nas redes sociais que haveria uma votação para decidir sobre a ocupação, o que não teria ocorrido.

ESCOLA PADRÃO
De acordo com professores da Escola Padrão, a exemplo de outras instituições ocupadas, irão acontecer nas dependências da unidade palestras, atividades culturais, oficinas e aulas ministradas por professores voluntários durante o período de ocupação.

“Nós, servidores da Escola Padrão, manifestamos nosso apoio à ocupação promovida pelos estudantes de nossa escola. Entendemos como legítima e necessária uma mobilização de todos os que se julgam afetados por propostas de lei que possam diminuir direitos e gerar imensos regressos na educação. Parabenizamos os estudantes da Escola Padrão por sua ação de cidadania e consciência política. Estamos com vocês”, diz nota assinada por 45 servidores.