Vereadores pedem que nome de pessoas vacinadas seja divulgado

Até ontem, já haviam sido vacinadas em Poços 1.268 pessoas


Os vereadores Lucas Arruda (Rede), Tiago Braz (Rede), Luzia Martins (PDT), Roberto Santos (PRB), Silvio Veio (MDB) e Diney Lenon (PT) assinaram ofício conjunto endereçado ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB).

Baseado no princípio da publicidade previsto na Constituição Federal, os vereadores pedem que sejam publicados nos canais oficiais da Prefeitura os nomes e dados não sigilosos das pessoas já vacinadas contra a Covid-19 em Poços de Caldas, incluindo cargo, função, lotação e local de trabalho, entre outros.

O ofício foi motivado por questionamentos feitos pela população aos vereadores, que cobram mais transparência na aplicação do imunizante em Poços.

“Assim, a medida tem por objetivo levar maior limpidez a toda comunidade no que diz respeito à prestação dos serviços públicos, principalmente quanto ao plano ou estratégia de vacinação para Poços de Caldas no enfrentamento da Covid-19, para as vacinas já disponibilizadas pela União e também dos futuros lotes”, completam.

Até ontem, 25, já haviam sido vacinados em Poços de Caldas 1.268 pessoas. O primeiro lote que chegou na cidade na semana passada tinha 2.568 doses.

FURA-FILA
O Canal Coronavírus da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), criado no início do isolamento social, é o meio pelo qual a população pode registrar manifestações relacionadas à Covid-19.

É este o caminho, também, para denúncias relacionadas ao processo de vacinação, como a questão do “fura fila” na ordem prioritária de imunização. Para coibir interferências e o desrespeito à estratégia de vacinação, o Governo do Estado adotou medidas severas.

Por meio da Ouvidoria-Geral do Estado e da Controladoria-Geral do Estado, a determinação é de que, rigorosamente, seja garantido o cumprimento das regras e dos critérios de imunização, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (31) 99-802-9713 e pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br