Museu em Ação tem início nesta terça-feira

Primeira escola a realizar a visita monitorada será a E.M. José Mamud Assan, da Vila Rica,

Tem início, nesta terça-feira, 10 de setembro, o Sexto Roteiro do projeto de educação patrimonial “Você é Poços!” – “Museu em Ação”.

A primeira escola a realizar a visita monitorada ao Museu Histórico e Geográfico será a E.M. José Mamud Assan, da Vila Rica, das 14h às 16h.

A proposta do 6o roteiro visa desenvolver ações educativas que considerem os acervos museológicos e a importância de conhecer e reconhecer-se enquanto cidadãos participantes na construção dos espaços e das ideias. Essa edição vai ocupar o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas enquanto território educativo e mobilizador, proporcionando a interação entre educadores e estudantes durante a visitação.

Além disso, a iniciativa utilizará a recém-inaugurada Cabine de História Audiovisual do Museu, para colaborar com a valorização e divulgação da memória e da história de Poços de Caldas em diálogo com a história regional e nacional.

O roteiro conta também com jogo de desenho e adivinhação, no qual os participantes serão divididos em duas equipes e precisarão desenhar locais e pessoas que dialogam com a história do município, a partir dos vídeos assistidos na cabine audiovisual.

Participam desta edição, nove escolas da rede municipal e dois grupos da Secretaria Municipal de Promoção Social.

O PROJETO
Você é Poços é um projeto de educação patrimonial que visa à aproximação dos moradores de Poços de Caldas com seus equipamentos históricos e culturais, dentro da perspectiva da Educação no Território, que valoriza as características e os aspectos do espaço na qual está inserida, com o objetivo de valorizar e preservar a memória da cidade.

A iniciativa, que teve início em 2017, é voltada a estudantes das escolas municipais, grupos dos programas ofertados pela Secretaria de Promoção Social e convidados. O projeto conta com o apoio da Auto Omnibus Circullare. Mais informações estão disponíveis no endereço: sites.google.com/view/projetovoceepocos/.

O MUSEU
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas foi fundado em 1972, dentro dos festejos do centenário da cidade, pelos voluntários D. Nini Mourão, Nilza Botelho Megale e Caio Augusto Faria Lobato. Funcionou durante 24 anos no Country Club e, no final de 1996, foi transferido para o prédio da Villa Junqueira, patrimônio tombado construído em 1898, totalmente restaurado, integrando o Projeto Centro Vivo. A Instituição é mantida pela Prefeitura de Poços de Caldas, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Cultura.