Município perde investimento de R$ 100 milhões da Estrella Galícia

Prefeitura já sabia da desistência há três meses, mas só admitiu na semana passada

A cervejaria espanhola Estrella Galícia desistiu de se instalar no Distrito Industrial de Poços de Caldas e com isto, o município, perdeu o investimento de R$ 100 milhões que a empresa faria na cidade.

Após cerca de três meses de ter sido comunicada informalmente sobre a desistência da cervejaria espanhola Estrella Galícia em se instalar no Distrito Industrial de Poços de Caldas, só na quinta-feira, 6, é que a Prefeitura admitiu publicamente que perdeu o aporte de investimento, após a notícia ter vazado na imprensa e redes sociais.

Em nota de esclarecimento, a Prefeitura confirmou que a multinacional fez o comunicado oficial através de um ofício de duas páginas, no 21 de agosto passado, onde relata que “motivos de ordem empresarial” exigiram uma revisão no projeto de instalação da primeira unidade da empresa fora da Espanha.

Segundo o ofício da Estrella Galícia, tais motivos foram explicados de forma verbal ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) em “um passado recente”.

A empresa reconhece que a presença do chefe do Executivo na Espanha, no ano passado, foi importante na decisão de se instalar em Poços, mas circunstâncias que “fogem do controle ou responsabilidade da empresa” pesaram na desistência.

De forma diplomática, a empresa elogiou todos os esforços feitos desde a gestão passada para que fossem atendidas as necessidades para instalação da fábrica, destacando que todas as providências para viabilizar o empreendimento foram tomadas pelas autoridades locais, especialmente quanto aos processos de licenciamento ambiental.

Para compensar a desistência, a empresa disse que pretende ter a máxima disponibilidade em fazer ações pontuais no município e irá assumir os custos cartoriais relativos à reversão da matrícula da área doada. Segundo a Prefeitura, além da doação da área que será revertida, não houve aporte financeiro no empreendimento por parte do município.

“Envidamos todos os esforços possíveis junto à direção da Estrella Galicia e ao governo estadual de forma a tentar reverter a decisão da empresa, que alegou mudança de estratégia mercadológica. Embora lamentável o fato, ora entendido como unilateral e irreversível, a Administração continua trabalhando no sentido da ampliação do nosso parque industrial”, diz a nota da Prefeitura.