Multa para Igreja Universal ter interditado rua é de R$ 3,1 mil

Evento de inauguração de catedral gerou grande repercussão em Poços

A Prefeitura autuou nesta segunda-feira, 24, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em R$ 3.108,33, pelo evento de inauguração de uma catedral na rua Assis Figueiredo, no Centro de Poços de Caldas, na sexta-feira, 21.

A IURD terá 10 dias para recorrer. A Divisão de Divisão de Fiscalização de Posturas, subordinada à Secretaria de Serviços Públicos, confirmou que o evento aconteceu de forma irregular, pois houve a interdição de via pública sem a devida autorização municipal. A IURD iniciou a interdição total do quarteirão da Assis Figueiredo com ruas Prefeito Chagas e Rio de Janeiro por volta de 6h.

Diante da repercussão negativa, a Secretaria Municipal de Defesa Social foi acionada e confirmou que não havia solicitação para interdição total da via. A Divisão de Fiscalização de Posturas chegou a emitir uma notificação preliminar determinando a retirada da estrutura não autorizada.

Mas houve apenas a retirada de parte da estrutura, permanecendo uma interdição parcial da pista, o que permitiu que o evento fosse realizado e que os carros pudessem fluir pela via. Apesar do feriado, o trânsito ficou lento no local, que é a principal via de escoamento de carros da cidade.

A Prefeitura também divulgou nota oficial onde confirmou que não havia autorização para a realização da interdição. No entanto, organizadores garantem que a autorização foi solicitada. A legislação municipal prevê que nenhum evento especial poderá ocorrer no município sem a prévia autorização da Prefeitura, abrangendo todos os eventos públicos ou privados que venham a sobrecarregar a infraestrutura urbana ou tenham repercussão ambiental significativa.

REPERCUSSÃO
A interdição provocou reação quase imediata nas redes sociais, mesmo tendo ocorrido durante um feriado. O Jornal da Cidade, que não circulou no dia seguinte ao feriado, postou a notícia em seu site e compartilhou a informação em sua fan page no Facebook, tendo obtido alcance de quase 60 mil pessoas e mais de 730 comentários até segunda-feira.