Morre Moacyr de Carvalho Dias, criador do requeijão em copo

Xixo também foi introdutor do iogurte com polpa de frutas no Brasil

No domingo, 29, Poços de Caldas perdeu uma de suas mais expressivas e cativantes figuras. Conhecido como “Xixo”, Moacyr de Carvalho Dias, 96, inventor da fórmula do requeijão cremoso de copo, introdutor do iogurte com frutas em pedaços no Brasil, fundador do maior criadouro de animais silvestres e aves exóticas do Brasil, ele morreu de insuficiência renal.

Evolução dos rótulos do Requeijão Poços de Caldas

O ex-administrador de fazendas e do Laticínios Poços de Caldas, que deu origem à multinacional francesa Danone em nosso país, se orgulha de seu criadouro, no Bortolan, que abriga cerca de quatro mil aves de mais de 300 espécies diferentes, entre elas, algumas muirto raras, como o pato-mergulhão e o mutum-do-nordeste.

No local, a reprodução em cativeiro, realizada dentro de padrões rigorosos, atestada pelo Ibama, visa contribuir com a manutenção de espécies que não mais existem em vida livre para posterior reintrodução na natureza.

REQUEIJÃO
No ramo de laticínios, no início da década de 1950, o requeijão era produzido com creme de leite e era vendido em tabletes, com textura mais sólida. Em 1955, na época administrador da Laticínios Poços de Caldas, “Xixo” teve a ideia de colocar o produto em copo, cujo produto, nos dias de hoje, é comercializada em todo o país.

Ontem, após velado por todo o dia e os familiares recebendo as condolências no Velório Municipal, o empresário e ambientalista, que nutria grande amor pela família, pelos animais e pela sua querida e amada Poços de Caldas, foi sepultado às 16h desta segunda-feira, 30, no jazigo da família no Cemitério da Saudade.

LUTO OFICIAL
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Moacyr de Carvalho Dias, empresário visionário, de grande relevância para o município. O decreto destaca seu empreendedorismo nato, que trouxe desenvolvimento a Poços de Caldas e região, proporcionando o fortalecimento da indústria, a geração de empregos e a vinda de uma multinacional para o município