Monte Verde retoma turismo com 60% da capacidade

Mudança ocorre uma semana depois de a Prefeitura de Camanducaia ter decretado lockdown


Desde ontem, 25, os mais de 600 estabelecimentos de hospedagem do distrito de Monte Verde, no Sul de Minas, voltam a funcionar com 60% da capacidade e regras mais rígidas.

A mudança ocorre uma semana depois de a Prefeitura de Camanducaia ter decretado lockdown, no dia 16 de janeiro, permitindo o funcionamento apenas dos serviços essenciais.

A medida foi tomada pela Prefeitura de Camanducaia por orientação regional como forma de conter os casos de Covid-19 no Sul de Minas, que havia batido recorde de casos semanais pela segunda vez seguida, fechando as duas primeiras semanas de 2021 com o maior nível de contaminações desde o início da pandemia.

As restrições atingiram não apenas o município, mas também Estiva, Pouso Alegre, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Cambuí e Itapeva. A presidente da agência de desenvolvimento de Monte Verde e região – Rebecca Wagner, explica que o retorno das atividades econômicas de Camanducaia e seus distritos foi possível após uma negociação com a Prefeitura.

A agência enviou um ofício no dia seguinte ao decreto de fechamento e se reuniu com o chefe do Executivo no dia 19, quando apresentou um plano de retomada elaborado com sugestões que resguardassem tanto a população local, quanto seus visitantes.

As propostas aceitas incluem que os novos decretos sejam publicados nas sextas-feiras com início de vigência nas segundas-feiras subsequentes, de forma que os estabelecimentos tenham tempo para se adequar e para evitar prejuízo aos visitantes.