Mestres do Saber oferece acervo de atividades voltadas à alfabetização infantil


Com o intuito de auxiliar pais e professores que trabalham com alfabetização de crianças que estão na etapa final da educação infantil ou dando os primeiros passos no ensino fundamental, o blog Mestres do Saber – Atividades de Alfabetização surgiu em 2018, trazendo um acervo de centenas de atividades que podem ajudar os pequenos a aprender a ler e a escrever.

O material disponibilizado no portal pode ser adquirido por pais ou responsáveis destas crianças, professores, auxiliares em educação infantil e estudantes. A motivação do pedagogo Thiago D’Amato Higa, criador do site foi poder entregar atividades de alfabetização e, em suas palavras, “possibilitar que pais e professores não precisem perder horas do dia criando atividades que nem sempre atingem o objetivo”.

continua depois da publicidade

Para o profissional, que desenvolve o projeto com sua esposa, a também educadora Roberta D’Amato Higa, o material oferecido no blog pode tanto ser utilizado no ambiente doméstico quanto na sala de aula, pelos professores. “As atividades são pensadas e feitas de maneira que a criança desenvolva consciência fonológica”, pontua ele.

A consciência fonológica, para os pesquisadores P. E. Bryant e L. Bradley, segundo estudo publicado na revista científica Nature em 1985, pode ser entendida como “um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas”.

No Brasil, esta questão se insere em um panorama de fragilidade educacional mais estrutural: de acordo com a organização Todos Pela Educação, com base nos dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças brasileiras de seis e sete anos que não sabem ler e escrever cresceu 66,3% de 2019 para 2021. No total, 2,4 milhões não estão alfabetizadas nesta faixa etária – o número corresponde a quase metade (40,8%) do grupo inteiro.

continua depois da publicidade

No blog Mestres do Saber, além de uma apostila de alfabetização voltada para alfabetização infantil, há, ainda, muitas outras atividades para Educação Infantil, como exercícios de matemática e de caligrafia, entre outros conteúdos.

Para saber mais, basta acessar: https://www.mestredosaber.com.br/