Memória histórica: David Benedicto Ottoni

Nasceu na Fazenda Poton, em Filadélfia, hoje a cidade de Teófilo Otoni. Fez seus estudos iniciais em Diamantina e Mariana. Com 14 anos de idade foi para o Rio de Janeiro onde, em 1873, concluiu o curso preparatório para a Escola de Medicina, tendo se formado no ano de 1879.

Clinicou em Juiz de Fora e Carangola, Zona da Mata mineira. Em 1882 viajou pela Europa. Na Alemanha e na França especializou-se em oftalmologia. Depois esteve na Argentina, Paraguai e Uruguai, onde exerceu a profissão. Percorreu quase todos os estados do Brasil. Em Fortaleza, Ceará, casou-se com Maria Luiza Bezerra Monteiro.

continua depois da publicidade

Retorna ao Rio de Janeiro onde passou a clinicar. Viajou pelo Estado de São Paulo, tendo residido em São João da Boa Vista. Em 1895 fixou residência em Poços de Caldas a fim de tratar da saúde da sua filha Luiza.

Instalou sua clínica e, segundo relatos no jornal Revista de Poços de 08 de maio de 1904, realizou duas cirurgias de catarata em duas jovens de 13 anos, Brasilina e Georgina Figueiredo, da cidade de Campestre.

Aqui permaneceu até sua morte em 1925, deixando uma numerosa família.

Em Poços de Caldas além de seu trabalho como médico esteve ligado à política local. Ocupou vários cargos eletivos e administrativos: Juiz de Paz, Vereador, Presidente da Câmara Municipal e Agente Executivo. Foi presidente do Conselho Administrativo.

Em 1904 escrevia para o recém-fundado jornal “Revista de Poços”, na coluna Em Prol de Poços, artigos de interesse geral, principalmente voltado para aspectos da urbanização da vila.

continua depois da publicidade

Nesse tempo manifestava em seus textos a ideia de uma Poços de Caldas moderna, com largas ruas, praças e avenidas.

Sugeria a construção de uma rodovia que circundasse a cidade, nas fraudas da serra de São Domingos. Com a criação da Prefeitura, David Benedicto Ottoni foi nomeado prefeito, permanecendo no cargo de 03 a 16 de janeiro de 1905, quando tomou posse o prefeito nomeado Juscelino Barbosa.

Dessa forma, ele se tornou o primeiro prefeito de Poços de Caldas. A cidade prestou-lhe significativa homenagem erigindo um busto que está localizado no início da avenida David Benedicto Ottoni, no Jardim dos Estados.

* Hugo Pontes é professor, poeta e jornalista. E-mail: hugopontes@pocos-net.com.br