Cinco macrorrregiões deverão adotar medidas ainda mais restritivas

Poços de Caldas não irá seguir as recomendações do governo de Minas

De acordo com a recomendação do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reuniu na manhã de quinta-feira, 3, o Governo de Minas Gerais decidiu que, a partir de domingo, 6, cinco macrorrregiões do Estado deverão adotar medidas ainda mais restritivas.

As macrorregiões do Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul – que já estavam na onda vermelha – foram consideradas em cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis, o que aponta para um momento crítico da pandemia.

A Prefeitura de Poços de Caldas informou que não irá seguir as recomendações de aumento de restrições anunciadas pelo governo de Minas.

CENÁRIO DESFAVORÁVEL
A classificação de uma macrorregião nestes cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em que os territórios em onda vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.

“Esta gradação dentro da onda vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde”, explicou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. Segundo ele, o momento ainda é de incidência alta da covid-19 no Estado.

continua depois da publicidade

INCIDÊNCIA E ESPERA POR ATENDIMENTO
A combinação dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento resulta na classificação dos cenários, que podem variar: Epidemiológico Desfavorável, Assistencial Desfavorável ou Assistencial e Epidemiológico Desfavorável. Em todos eles, passam a vigorar, a partir de domingo, as seguintes medidas:

•Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
•Proibição de academias, clubes e salões de beleza;
•Alimentação em bares e restaurantes (limitados até 19h); após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

Com a deliberação, o Estado terá, a partir de domingo, 11 macrorregiões na onda vermelha e três na amarela, fase intermediária do Minas Consciente, plano criado para a retomada gradual e segura das atividades econômicas.

continua depois da publicidade

Segundo dados extraídos na quinta-feira, extraídos às 7h50, 250 pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19 aguardam por internação em leitos de UTI, em Minas Gerais.

As festas clandestinas e aglomerações com dia e hora marcada estão sendo monitoradas pela PMMG por meio das mídias sociais, uma vez que estes eventos estão proibidos na onda vermelha em todas suas gradações.

VACINAÇÃO
Apesar do momento ser considerado crítico, o secretário acredita que a vacinação traz esperança. Os dados mostram que tanto os óbitos como os números de casos de internação por covid-19 vêm caindo entre a população idosa vacinada, dos 70 aos 90 anos ou mais.