Marketing para construtoras: empreendimentos ganham impulso com o digital

O marketing digital para construtoras tem como objetivo alavancar a venda de empreendimentos imobiliários.

Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o Brasil teve no ano passado uma alta de 24,6% no número de lançamentos, com aumento de 7,5% na quantidade de unidades comercializadas.

Para 2022, as expectativas permanecem positivas em relação aos novos projetos e aquisição de terrenos para novas construções, aumentando o volume de ofertas no mercado.

continua depois da publicidade

“As construtoras que vão se destacar nesse mercado concorrido, são as que possuem o suporte correto para ter visibilidade, seja no Google ou em outras redes sociais, através de ações de marketing em geral, especialmente o digital. Afinal, já é consolidado que o meio virtual é um canal amplamente utilizado para busca de imóveis, para se manter informado das novidades e conhecer os lançamentos”, afirma Alessandra Lemos Fernandes, consultora de marketing, há 19 anos, e executive head da Ser Mídia, empresa especializada em publicidade online.

Segundo Alessandra Lemos, mais do que fazer anúncios, o marketing para construtoras precisa comunicar os diferenciais do empreendimento e conferir reconhecimento do valor agregado aplicado ao projeto.

“Também atuamos com construtoras focadas em projetos personalizados, ajudando na atração de clientes interessados em construir ou reformar”, destaca.

O marketing digital atua com o planejamento estratégico alinhado ao planejamento comercial e, isso tudo envolve o briefing com a empresa, a execução, a produção dos materiais e o acompanhamento das campanhas para geração de leads, ou seja, clientes interessados em conhecer os imóveis.

“As vendas na planta cresceram com as possibilidades de divulgação antecipada que a Internet propicia, aliado ao trabalho de valorização da marca da construtora, que aumenta a confiança para compra”, afirma.

“São utilizadas também técnicas de neuromarketing e conteúdo persuasivo como aceleradores de negócios, que geram urgência no processo de compra. Isso se torna um grande motor de impulsionamento de vendas”, destaca.

continua depois da publicidade

Lead para construtoras
O planejamento estratégico de marketing permite também segmentar melhor o público, ou seja, o investimento será direcionado, com foco em prospects reais, clientes realmente interessados em imóveis.

Para se ter uma ideia da demanda, no ano passado, o Google registrou um aumento expressivo de 668% na busca pelo termo “casas para alugar”, somente em agosto, o buscador também mostrou um crescimento considerável na procura por imobiliárias (+33,2%) por aluguel (+66,69%) e compra/venda (+66,73).

“Se a sua empresa não está crescendo junto com a demanda, é porque não está aparecendo”, alerta Alessandra.

Outro ponto importante destacado pela consultora de marketing é a credibilidade.

“Muitas pessoas farão uma pesquisa assim que descobrirem a existência de sua empresa, e se não acharem conteúdo digital será uma enorme decepção”, considera. “Afinal, hoje é muito difícil que, sem um site ou uma plataforma digital estabelecida, seu negócio pareça confiável para os potenciais clientes”, conclui.