Mário Chianello, presente!


A morte do companheiro Mário Chianello colheu todos nós em um repente comparável ao arrasto de enchentes inesperadas, arrancando defensas e dilacerando sentimentos de incompreensão diante de tamanha perda.

Mário foi antes de tudo, um amigo. Um amigo natural, em-patia e alegria transbordantes. Alegre como só um contador de casos pode ser, inspirado como um bom cantador é. Para ele, porém, fazer amigos naturalmente não era suficiente, ele cultivava, esforçava-se para demonstrar seu afeto incontido em gestos largos e generosos.

Foi um profissional sério, um engenheiro competente, um bom homem, bom pai e bom companheiro da Maria Elisa. Desde sua juventude engajada nos movimentos católicos libertários, Mário não se recolheu, egoísta, à construção calculada da própria carreira nem se rendeu aos acenos de uma vida circunscrita às conquistas pessoais, de superficialidades consumistas e de aparência.

Com a mesma facilidade com que construiu amizades, Mário trabalhou. E trabalhou muito. Mário foi um trabalhador no mais amplo sentido da palavra: produziu, foi solidário e teve compromisso com a vida, escorado no coração imenso, solidário e fraterno. Vai muito cedo, tinha muito a fazer por aqui ainda; mas temos que compreender que todos somos muito pequenos para sondar e perceber as coisas de Deus.

Consternado e profundamente abalado, procurei e achei na estante, um livro que li na juventude. Trata-se de “O Profeta”, uma obra de quase cem anos, escrito por Khalil Gibran, filósofo e poeta liba-nês.

Ele escreveu: “Breves foram meus dias entre vós e mais breves ainda as palavras que pronunciei. (…) Embora a morte me oculte, e o grande silêncio me envolva, procurarei novamente vossa compreensão. (…) Vou-me com o vento, mas não descerei ao vácuo do nada. E se este dia não foi a realização de vossas aspirações e de meu amor, fique ao menos como a promessa de um encontro futuro.”

Até logo, Mário Chianello, você sempre estará presente como a grande lembrança de alguém que honrou e coloriu nosso convívio. Mário Chianello? PRESENTE!

* Paulo Tadeu é ex-prefeito de Poços de Caldas, vereador e médico veterinário. O texto foi escrito em nome do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Poços de Caldas. E-mail: ptsdarcadia@gmail.com