Mais de 4,3 mil já foram imunizados na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde antecipou a campanha contra a gripe H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe no município. A vacinação teve início na segunda-feira, 18, e, no primeiro dia, 4.330 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas.

São 17 salas de vacina em todas as regiões. Ontem, 19, mais 5.150 doses foram disponibilizadas, de acordo com a demanda registrada em cada ponto no primeiro dia. A vacina está disponível para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após parto e idosos, bem como profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade.

Cabe ressaltar que a reposição das doses é feita apenas no período da manhã, por conta da logística de transporte, armazenamento e conservação. Desta forma, nas unidades onde o estoque é utilizado antes do horário previsto de término, a vacinação só volta a ser realizada no dia seguinte. Hoje, 20, mais 4.320 doses serão distribuídas para os postos.

Poços de Caldas optou por antecipar a campanha com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, já que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave começaram a ser notificados mais cedo em todo o país. Nesta primeira fase, estarão disponíveis 40% das doses destinadas a Poços, ou seja, 15 mil doses. O município aguarda o envio do restante das doses, conforme cronograma da Secretaria de Estado de Saúde.

A vacina é trivalente e protege contra dois vírus da Influenza do tipo A (H1N1 e H3N2) e um do tipo B (Linhagem Victoria). Cuidados como lavar as mãos e manter o ambiente ventilado são fundamentais para evitar o contágio. As salas de vacina funcionam das 8h às 16h30, exceto as unidades do Jardim Itamaraty e do Quisisana, que atendem até as 16h.

SALAS DE VACINA
As Salas de Vacina estão localizadas nas UBS Centro, Cascatinha, São Jorge, Country Club, Ponto da Cascata, Esperança II, UBS Regional Sul, Kennedy I, São José, Santa Rosália, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, UBS Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros. A vacinação acontece das 8h às 16h30. Nesta quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, as salas não irão abrir.

PÚBLICO ALVO
O público-alvo da vacinação contra gripe são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres pós-parto (até 45 dias), idosos e portadores de doenças crônicas. Veja a lista dos tipos de doenças crônicas:

1 – Pessoas com grande obesidade (Grau 3), incluídas atualmente nos seguintes parâmetros:
– crianças com idade igual ou maior que 10 anos com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25;
– criança e adolescente com idade maior de 10 anos e menor de 18 anos com IMC igual ou maior que 35;
– adolescentes e adultos com idade igual ou maior que 18 anos, com IMC maior de 40.

2 – Indivíduos com doença respiratória crônica desde a infância (ex: fibrose cística, displasia broncopulmonar)

3 – Indivíduos asmáticos (portadores das formas graves, conforme definições do protocolo da Sociedade Brasileira de Pneumologia)

4 – Indivíduos com doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (ex: distrofia neuromuscular)

5 – Pessoas com imunodepressão por uso de medicação ou relacionada às doenças crônicas

6 – Pessoas com diabetes

7 – Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias crônicas com insuficiência respiratória crônica (ex: fibrose pulmonar, sequelas de tuberculose, pneumoconioses)

8 – Pessoas com doença hepática: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática eou terapêutica antiviral
9 – Pessoas com doença renal: insuficiência renal crônica, principalmente em doentes em diálise

10 – Pessoas com doença hematológica: hemoglobinopatias

11 – Pessoas com terapêutica contínua com salicilatos, especialmente indivíduos com idade igual ou menor que 18 anos (ex: doença reumática autoimune, doença de Kawasaki)

12 – Pessoas portadoras da síndrome clínica de insuficiência cardíaca

13 – Pessoas portadoras de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica:
– Hipertensão arterial pulmonar
– Valvulopatia

14 – Pessoas com cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular (fração de ejeção do ventrículo esquerdo [Feve] menor do que 0.40)

15 – Pessoa com cardiopatia hipertensiva com disfunção ventricular ([FEVE] menor do que 0.40)

16 -Pessoa com cardiopatias congênitas cianóticas

17 – Pessoas com cardiopatias congênitas acianóticas, não corrigidas cirurgicamente ou por intervenção percutânea

18 – Pessoas com miocardiopatias (dilatada, hipertrófica ou restritiva)

19 – Pessoas com pericardiopatias