Macaco morre de febre amarela em Poços

Confirmação oficial foi feita na terça-feira

A Prefeitura confirmou hoje à tarde, 8, que um macaco encontrado morto em Poços de Caldas, no dia 25 de janeiro, tinha febre amarela.

O corpo do animal foi enviado para Fiocruz para análise e teve resultado positivo para febre amarela, conforme informação repassada pela Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, na tarde de terça-feira, 7.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que tão logo recebeu a notificação oficial, passou a adotar todas as medidas previstas nos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Como a medida mais eficaz para prevenção e controle da doença é a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde resolveu intensificar sua aplicação. Os postos de vacinação serão abertos nos fins de semana a partir deste sábado, 11, e domingo, 12. O horário de atendimento durante a semana será ampliado, caso se faça necessário. Os servidores estão sendo convocados para esta ação.

“Não haverá falta de vacina. Os estoques existentes são suficientes para atender a demanda e sua reposição garantida. Até o presente momento, não houve nenhum caso suspeito em humanos em nossa cidade. A população pode estar tranquila, pois a Secretaria Municipal de Saúde já tomou as medidas necessárias e está preparada para o atendimento das possíveis demandas”, disse o secretário Carlos Mosconi (PSDB).