Livros serão “esquecidos” em pontos estratégicos de Poços

A ação Livros Esquecidos é promovida pelo BiblioArte LAB

Livros espalhados pela cidade, loucos para serem encontrados por novos donos. Assim funciona a ação Livros Esquecidos, promovida pelo BiblioArte LAB, projeto que se propõe a ensinar e estimular adolescentes a usarem da tecnologia para compartilharem suas experiências de leitura.

A ideia é simples: distribuir obras literárias por locais de grande circulação de pessoas em Poços de Caldas. Quem se interessar, está à vontade para levá-las para casa, desde que poste uma foto do livro em questão no Facebook, acompanhada da hashtag #livrosesquecidos.

Mas não é só isso: terminada a leitura, o mesmo livro deverá ser deixado em outro local, de modo que mais gente possa futuramente usufruir do seu conteúdo – sempre registrando essa circulação no espaço da rede social.

“Nosso objetivo é promover, assim, um ciclo contínuo de incentivo à leitura, não só por disponibilizar gratuitamente os livros, mas também por gerar um burburinho nas redes sociais, que hoje tornaram-se um instrumento importante para influenciar a juventude conectada a ler mais. Por mais que a tecnologia já permita ler em novos formatos, o livro de papel tem lugar garantido entre os leitores”, explica Leila Dias, uma das coordenadoras do BiblioArte LAB.

DISTRIBUIÇÃO
A distribuição de livros pela cidade foi estrategicamente pensada pela turma da LAB Rede de Leitores. A meta é que as obras percorram diferentes regiões de Poços de Caldas. Terminal de Linhas Urbanas, escadarias na Zona Leste, pista de skate na zona sul, shopping, praças e parques públicos são alguns dos pontos onde os livros serão “esquecidos”.