Biblioteca Centenário apresenta exposição “Literatura Censurada”

Exposição está em cartaz na Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca

A Biblioteca Municipal Centenário, localizada no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas, apresenta a exposição “Literatura Censurada – Livros proibidos no Brasil e no mundo”. Composta por 25 obras que foram, em algum momento histórico, censuradas em diversos países e também no Brasil.

Os livros foram envoltos em papel pardo e, por fora, além da indicação de título e autor, trazem as alegações de motivos da censura e em qual país ela ocorreu.

“Nós nos inspiramos em uma ação da maior biblioteca do mundo, a Biblioteca do Congresso do Estados Unidos. O trabalho de pesquisa foi realizado pela nossa servidora Maria Rita e o resultado tem sido bastante positivo. A exposição tem chamado bastante atenção do nosso público”, destaca a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Magaly Franco.

Ela informa que todas as obras estarão disponíveis para empréstimo ao fim da exposição, levando-se em conta a ordem de reserva.

Entre as obras constantes do acervo estão “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca, censurada pela ditadura militar brasileira em 1975 e “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, de José Saramago, obra vetada pelo governo português em 1991 para representar o país no Prêmio Europeu de Literatura.

Saramago considerou o ato uma espécie de censura e se mudou para a Espanha em seguida. A exposição fica em cartaz pelos próximos 15 dias.

Serviço
Exposição “Literatura Censurada – Livros proibidos no Brasil e no mundo”
Local: Biblioteca Pública Municipal Centenário
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/ nº – Centro
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.