Jovens da Escola Padrão participam de curso de atendente de farmácia

Curso de 60 horas e 30 vagas é oferecido pela Faculdade Pitágoras

Os alunos da Escola Padrão do Parque das Nações participam, desde a última segunda-feira (18), do curso de atendente de farmácia.

Realizado pela Faculdade Pitágoras, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O objetivo é atuar na capacitação profissional dos jovens do Ensino Médio e oferecer mão de obra qualificada para o importante mercado de farmácias e drogarias do município.

Com carga horária de 60 horas, as aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, a partir das 13h, com encerramento no dia 6 de dezembro. Foram ofertadas 30 vagas, preenchidas pelos alunos do período matutino, que frequentam o curso no contraturno escolar. “É um orgulho ter aqui alunos tão comprometidos e responsáveis, que foram selecionados para participar desse curso”, destaca a diretora da escola, Marcela Campos Batista Amaral. Localizada na Avenida Portugal, no Parque das Nações, a Escola Padrão, como é conhecida, atende 1.100 alunos no Ensino Médio, nos três turnos.

O vice-prefeito Flávio Faria, que é o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, prestigiou a aula inaugural do curso. “Um levantamento realizado pela nossa equipe constatou uma quantidade significativa de farmácias e drogarias e, ao mesmo tempo, não temos cursos de qualificação de atendimento em farmácia ofertados no município. Nesta perspectiva, entramos em contato com a Faculdade Pitágoras, que prontamente desenvolveu esse curso de 60 horas que, com certeza, será um diferencial para esses jovens na inserção no mercado de trabalho”, ressalta.

A coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras, Maria de Fátima Lino Coelho, explica que o curso voltado para atendente de farmácia é composto por conteúdos básicos, tanto da parte administrativa e organizacional, como também referente ao atendimento humanizado. A capacitação aborda ainda a legislação específica relacionada ao funcionamento de farmácias e drogarias, dispensação de medicamentos, serviços prestados nos estabelecimentos, entre outros.

A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Dinelize Silva Moreira, moradora do Jardim Aeroporto, é uma das estudantes do curso. “Achei interessante e, se eu gostar mesmo, posso optar por fazer Farmácia ou Enfermagem”, conta Dinelize, que pretende atuar na área da Saúde.

Na prática
A primeira aula foi ministrada pela coordenadora do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, Regiane das Graças Sorce Ferreira, a Guiga. Ela falou sobre a diferença entre cliente, consumidor e usuário, técnicas de abordagem ao consumidor, ética profissional, parte promocional, marketing e como é possível melhorar a visualização de uma vitrine, por exemplo. Nem a matemática ficou de fora da aula, com exemplos práticos do dia a dia de uma farmácia.

A professora levou estudos de casos de estabelecimentos de Poços de Caldas para que os alunos pudessem visualizar melhor os conteúdos abordados. “Há oferta de emprego nesta área, mas falta qualificação para as vagas”, resume Guiga.

A proposta é reunir proprietários e representantes de farmácias e drogarias da cidade, durante a solenidade de formatura dos estudantes, para que possam conhecer os formandos e potencializar sua inserção no mercado de trabalho.