Jogos Solidários atraem atletas de cidades vizinhas

Competição acontece em Poços até dezembro

Esporte e solidariedade caminham juntos em Poços. A força dessa parceria a gente encontra na 3ª edição dos Jogos Solidários.

O Policial Militar, Lúcio Marcos Marduk, praticante de peteca, vestiu a camisa dos Jogos Solidários neste sábado (26/10). “ Hoje o objetivo da partida é nobre, o jogo é beneficente, eu ainda reencontro amigos e de qualquer forma, incentivamos a prática da peteca”, afirmou.

Partidas de Tênis de Mesa - Jornal da CidadeE os Jogos Solidários já reverberaram para além Poços. Muitos atletas de cidades vizinhas estão vindo participar das mais diversas modalidades. As partidas de tênis de mesa, realizadas na Caldense, tiveram 60 inscritos, alguns vieram de Botelhos e outros de São João da Boa Vista. Só a cidade de Alfenas, trouxe 16 jovens para participar. “ Primeiro a gente vem pela questão solidária, e depois, é importante para os alunos participarem de um torneio como esse em dupla, para que eles desenvolvam o sentido da cooperação”, explicou a professora de tênis de mesa da prefeitura de Alfenas, Rayane Eduarda Lorenzo.

No futebol sub 10 e sub 12, foram formadas 14 equipes e as partidas foram realizadas no Parque Municipal. Muitos pais foram torcer pelos filhos no sábado (26/10) pela manhã. “É importante o esporte na vidas das crianças, tem a disciplina e ajuda a tirá-los do celular. Nos Jogos Solidários ensinamos também que desde de pequeno é importante contribuir com o próximo, ser solidário”, conta Eufrausina Xavier, mãe do Joaquim Xavier de 12 anos.

Os jogos Solidários ocupam quadras, campos, ruas e espaços para a prática esportiva por toda a cidade. “Todos os inscritos são vencedores, temos a medalha de forma simbólica, mas o movimento é maior. É pelo esporte, pela saúde e pela solidariedade. Em 2018 os Jogos Solidários arrecadaram R$ 67.050,00, e esperamos bater esse recorde em 2019”, reafirmou o secretário de esportes Wellington Guimarães, o Paulista.

O evento que começou no dia 19 de outubro e segue até o dia 1º de dezembro, conta com 31 modalidades esportivas. A inscrição custa R$30,00 e a pessoa ganha a camiseta e pode participar de até 3 modalidades. O montante arrecadado será distribuído entre as 26 instituições da cidade. “Nos jogos solidários unimos várias “tribos”. Essa é uma maneira simbólica de despertar na sociedade de que precisamos ajudar sempre o trabalho desenvolvido nessas instituições”, lembrou Léo Rubim, professor, que nesta edição disputa peteca, natação e participa ainda da trilha.