João Alexandre lança pré-candidatura a prefeito

Ex-secretário municipal de Cultura é pré-candidato pelo Solidariedade


O professor João Alexandre Moura anunciou neste domingo, 17, sua pré-candidatura a prefeito de Poços de Caldas pelo Solidariedade, partido fundado no município.

A informação sobre a pré-candidatura foi feita pelas redes sociais e foi lançado o financiamento coletivo do pré-candidato, as conhecidas “vaquinhas online”, visando arrecadar fundos.

Esta modalidade é autorizada pela Justiça Eleitoral desde as eleições de 2018 e pré-candidatos podem solicitar doações desde o último dia 15 de maio, conforme calendário eleitoral. O endereço é doa.la/joaoalexandre. João Alexandre é o primeiro pré-candidato a utilizar este mecanismo de arrecadação em Poços de Caldas.

“O financiamento coletivo é muito difundido em democracias como nos Estados Unidos e Alemanha, no Brasil houve um movimento tímido em 2018, acredito que será uma tendência para as próximas eleições e outras que virão, ainda mais para pré-candidaturas como a minha, sem padrinhos políticos, com poucos recursos, alternativa, participativa e focada não apenas em arrecadar dinheiro, mas sim juntar pessoas em torno de um projeto”, avalia.

PANDEMIA
Sobre a crise gerada pela pandemia mundial do Covid-19 e as eleições 2020, o pré-candidato relata que até o momento o TSE está mantendo o calendário e acredita que no máximo poderia ocorrer um adiamento até dezembro, convenções online, votações em dois dias para evitar aglomerações e talvez uma edição de uma nova resolução sobre a propaganda eleitoral, em especial flexibilizando as ferramentas da internet e a importância dos meios de comunicação.

QUEM É QUEM
João Alexandre tem 37 anos e é professor há 15 anos nas redes pública e privada em Poços. Com mestrado em políticas públicas, foi finalista do prêmio nacional agente de cultura em 2012.

Há oito anos, atua como gestor público, sendo o primeiro secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas (2013-2016) e o primeiro secretário de Cultura de Machado (2017-20-20), pasta que acumulou também junto com os setores de Turismo e Esportes.

Ele filiou-se pela primeira vez a um partido político no início deste ano, criando e presidindo o diretório municipal do Solidariedade.