Artista plástica Isolde Helena Brans morre aos 90 anos

Artista plástica se radicou em Poços de Caldas desde 2017

A artista plástica e pesquisadora gaúcha Isolde Helena Brans faleceu na terça-feira, 24, em Poços de Caldas.

Radicada na cidade desde 2017, Isolde sempre foi considerada uma mulher a frente de seu tempo, por conta de sua atuação profissional como pesquisadora, artista plástica e advogada.

continua depois da publicidade

Quando estudou no Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Isolde insistia em contrariar seus professores, produzindo trabalhos abstratos, apesar do academicismo imposto na época.

Apadrinhada por Assis Chateaubriand, foi bolsista no Instituto de Arte Contemporânea do MASP, em São Paulo antes de seguir para Itália com uma bolsa para estudar pintura mural (affreschi) no Istituto Statale d’Arte di Roma e mosaico em Ravena.

Nesta época, recebeu o prêmio Ex Aequo, durante a mostra “Per artisti stranieri residenti in Itália”, com a obra “Mãe Retirante em Terracina, Itália”.

De volta ao Brasil, ilustrou alguns livros, entre eles os do escritor Érico Verissimo, e debruçou-se em pesquisas ligadas à História da Arte Brasileira, publicando artigos e livros sobre o tema, inclusive o livro “Profetas ou Conjurados”, de 1982.