Instituto Vedacit realiza projeto ImaginaC em Poços

Ação foi realizada no Festival de Inovação e Impacto Social

De sexta-feira, 2, a quarta-feira, 7, Poços de Caldas foi a capital brasileira da inovação social com a realização da primeira edição do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS).

Ao lado de empreendedores, organizações do terceiro setor, negócios sociais, investidores ligados a finanças sociais e grandes empresas, o Instituto Vedacit participou do evento oferecendo o projeto ImaginaC, convidando as crianças para participar ativamente da transformação das cidades.

“O FIIS é um movimento que está muito conectado com a missão e valores do Instituto Vedacit, por isso não poderíamos deixar de apoiá-lo e trazermos conteúdos relevantes para a transformação de nossa sociedade”, afirma Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

IMAGINAC
Durante o evento, a proposta do ImaginaC foi fazer um jogo de impacto social com as crianças, ocupando e projetando a cidade a partir da imaginação delas, plantando uma semente para ser a inspiração de mudanças reais em Poços.

O projeto propôs uma experiência lúdica para imaginar e transformar a comunidade em um lugar melhor, interagindo com os moradores, com a natureza e a arte. O objetivo foi conectar as pessoas com o seu município, para que se apropriem do espaço público, tragam melhorias, cobrem os gestores e se envolvam ativamente na mudança do entorno.

“O primeiro passo para fazermos cidades mais saudáveis é voltarmos a sonhar, a se encantar para que possamos unir os sonhos”, conta Nayana Brettas, fundadora do ImaginaC.

SENSIBILIZAÇÃO
Na quinta-feira, 1º, aconteceu a sensibilização e mobilização “Imaginar e Sonhar a cidade” com 50 alunos e seis professores no Centro de Educação Infantil São José. Nesta sexta, é a vez da oficina para imaginar e pintar a calçada em frente à escola.

Nesta etapa participaram crianças, famílias, professores e representantes da Secretaria Municipal de Educação. A narrativa continuou com o embarque em um “foguete” e a “decolagem” para descobrir o bairro, estreitando o vínculo de pertencimento ao passear pelas ruas, conversar com os moradores e detectar pontos de melhoria.

A “aterrissagem” é o momento da troca, criação e mudança, no qual os estudantes voltam à calçada e incluem na pintura criaturas fantásticas com superpoderes de ajudar a natureza, a região e resolver os problemas identificados. O projeto incluiu ainda uma bolha lúdica na Praça do FIIS, convidando os participantes a emergir no sonhar e imaginar cidades mais saudáveis, e a participação no Tedinho, workshop onde algumas crianças, mães e professores irão compartilhar a experiência vivenciada no projeto.

“Com o ImaginaC esperamos contribuir para que Poços seja reconhecida como uma Cidade Criativa e Amiga da Criança, pois em geral muito do que se faz no planejamento urbano é pensado para as crianças e não com elas. Ao trazê-las para imaginar sua Cidade do Futuro, possibilitamos a elas maior interesse pela história de sua comunidade e ao gestor público como tornar os espaços comunitários ambientes de aprendizagem e de expansão da qualidade de vida”, enfatiza Luis.

Saiba mais sobre o projeto ImaginaC em www.institutovedacit.org.br.