Após incêndio, Chalé do Conde Prates passa por vistoria

Imóvel construído em 1886 pegou fogo na madrugada desta segunda-feira

O Chalé do Conde Prates pegou fogo na madrugada desta segunda-feira, 26. Localizado na esquina das ruas Junqueiras e Francisco Faria Lobato, no Centro de Poços de Caldas, o casarão é tombado pelo patrimônio histórico.

O incêndio comprometeu toda a parte interna do imóvel. O Corpo de Bombeiros levou cerca de cinco horas para conseguir debelar as chamas, que se espalharam rapidamente pelo local. Cerca de 70 mil metros litros de água foram utilizados na intervenção.

O quarteirão onde se localiza o imóvel foi interditado para agilizar os trabalhos. Ainda não se sabe as causas do incêndio.

A Prefeitura informou que no momento, o prédio está sendo vistoriado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros com vistas à elaboração de relatório de segurança para verificação de sua estrutura física.

Após a liberação do local, a Prefeitura irá definir quais providências serão tomadas em caráter imediato, de acordo as normas pertinentes à preservação do patrimônio histórico. Na sequência irá acionar o proprietário do imóvel para cumprimento das responsabilidades e posterior restauro.

Recentemente, a Macro Construtora adquiriu o imóvel. No dia 12 de agosto, a empresa apresentou na Câmara Municipal um projeto de revitalização do espaço.

HISTÓRIA
O Chalé do Conde Prates foi construído em 1886, como casa de veraneio do conde Eduardo Silva Prates. O imóvel é particular e foi tombado em 27 de junho de 2016 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Comdephact).

Ao longos dos anos, o órgão e a Prefeitura vem tomando medidas preventivas junto aos seus proprietários, com o objetivo de garantir a integridade do imóvel. O imóvel é considerado um dos principais bens tombados em Poços de Caldas, por conta de seu valor arquitetônico.