Iluminação do Cristo Redentor passa a ser de LED

DME Distribuição fez investimento de R$ 40 mil no sistema

A DME Distribuição efetuou a troca de toda a iluminação de destaque do Cristo Redentor no alto da Serra de São Domingos, em Poços de Caldas, que será em LED.

O custo do projeto foi de aproximadamente R$ 40 mil e teve por objetivo melhorar e modernizar a iluminação para LED, reduzindo assim, o consumo de energia e adequar às normas pertinentes. O sistema antigo era composto por lâmpadas metálicas que não permitiam a alternância de cores.

Nessas ocasiões eram utilizados projetores com lâmpadas coloridas que não proporcionavam o efeito desejado.  Assim, foram instalados nove projetores de 36 W de LED totalizando 324 W, uma redução de aproximadamente 85% da potência instalada, e consequentemente redução no consumo de energia, tendo em vista que a vida útil dos projetores de LED instalados é de 50 mil horas, enquanto as lâmpadas convencionais têm uma vida útil de 12 mil horas.

“O novo sistema de iluminação é totalmente informatizado e permite criar inúmeros cenários de iluminação com cores em alternâncias ou fixas, visando atender todas as demandas que surgirem de campanhas de conscientização, além de permitir programar de uma só vez todos os eventos que ocorrerem durante o ano inteiro, como por exemplo, o Outubro Rosa e o Novembro, que já foram programados para os meses em que ocorrem e receberão a iluminação automaticamente nas cores das respectivas campanhas”, explica o Gerente de Serviços Especiais, Nivaldo Morais.

JULHO VERDE
Neste mês o sistema já está em funcionamento na cor verde, em adesão à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, denominada “Julho Verde”, para conscientizar a população para os principais fatores de risco da doença: o cigarro e o álcool.