Hospital Santa Lúcia corre risco de deixar de atender infarto e AVC

Nova política pública do governo do Estado não incluiu a unidade de saúde

O Hospital Santa Lúcia, de Poços de Caldas, corre o risco de deixar a rede de emergência para o atendimento de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo o diretor do Hospital Santa Lúcia, Assad Aun Neto, existe a possibilidade de não permanência da unidade como referência enquanto porta de entrada para a rede de urgência e emergência/SA-MU Regional para pacientes infartados e vitimados por AVC da macrorregião Sul.

continua depois da publicidade

De acordo com os novos critérios de elegibilidade da recém anunciada Política Estadual de Atenção Hospitalar, o Valora Minas, criado com o objetivo de qualificação da assistência e respostas às demandas e necessidades da população, o Hospital Santa Lúcia foi excluído da rede de urgência e emergência e não teve direito à unidade de ser elegível nesta nova política.

Desta maneira, o hospital se mobiliza para manter ininterrupto o atendimento 24 horas por dias e nos sete dias da semana para não prejudicar milhares de pessoas na região que são atendidas no Santa Lúcia.

“O DataSUS do Ministério da Saúde comprova a relevância do Hospital Santa Lúcia para o Sul de Minas e para o Estado, já que em várias especialidades de média e alta complexidade possuímos o maior número de atendimentos e a menor taxa de óbitos em comparação com os maiores hospitais da macrorregião Sul”, argumenta o diretor.

ESTRUTURA
O Hospital Santa Lúcia oferece ampla infraestrutura. São mais de 30 clínicas especialidades clínicas e quase 300 leitos para internação e equipamentos de ponta, com recepção e prontuários informatizados, laboratórios equipados, completo serviço de diagnóstico por imagem, apartamentos modernos, salas de espera confortáveis e brinquedoteca compõem o leque de serviços de suporte.

ABAIXO-ASSINADO

Um abaixo-assinado está sendo realizado na internet, para tentar sensibilizar as autoridades sobre a importância da manutenção destes atendimentos para Poços de Caldas e região. O link é bit.ly/SouSantaLucia.