Hospital da Zona Leste realiza mutirão de biópsias

Vinte e três pacientes passaram por exames no fim de semana

Com o objetivo de esvaziar a fila de espera, o último sábado, 5, foi mais um dia de atendimento no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste.

Para este mutirão de biópsias da região cervical, com predomínio de nódulos na tireóide, foram 29 agendamentos. Destes, 23 pacientes compareceram. “O esforço foi no sentido de realmente prestar um atendimento mais rápido aos pacientes que precisam deste diagnóstico para continuidade do tratamento”, explicou o médico radiologista, Luiz Gonzaga Milanez Nogueira Cobra.

Além dele, também participou da ação, o médico mastologista André Luiz Pimentel Gouvêa, juntamente com as equipes de enfermagem e administrativa do Hospital. Para novembro, está sendo programado um mutirão de biópsias de próstata.

“Estes procedimentos sofisticados e altamente técnicos foram realizados no sábado, no Hospital da Zona Leste, no chamado mutirão de biópsias de tireóide. Patologia de complexidade, de diagnóstico difícil e que só pode ser confirmada através da biópsia. Foram realizados 23 exames, já que infelizmente, seis pacientes faltaram.

Quem compareceu, em breve terá os resultados a fim de que possa dar sequência aos respectivos tratamentos. É gratificante observarmos a disposição dos capacitados profissionais que se dispuseram a fazer estes exames, mesmo em um sábado. Tudo em benefício da população”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

No final de setembro, um outro mutirão de sábado, também no HZL, possibilitou a realização de biópsias e cirurgias para a retirada de nódulo mamário. No Hospital da Zona Leste, funcionam: o Núcleo Especializado Leste, o Programa Saúde da Mulher que inclui pré-natal especializado e centro cirúrgico para procedimentos de baixa complexidade, além da farmácia municipal da zona Leste.