Google lança aplicativo que transcreve áudio em tempo real; conheça

source

Olhar Digital

google arrow-options
Unsplash

Google lança aplicativo de transcrição de áudio


O Google anunciou o tão aguardado Pixel 4 e outros dispositivos nesta terça-feira (15), durante o evento Made by Google . Porém, no meio de tantas novidades, uma invenção muito útil da empresa passou despercebida: o aplicativo Recorder . Este app – que será exclusivo da linha Pixel 4, em um primeiro momento – é capaz de transcrever áudios em tempo real usando apenas o processamento do próprio dispositivo.

A melhor parte é que o Recorder não depende de qualquer conexão à internet para funcionar. O Google fez questão de enfatizar isso ao demonstrar o aplicativo enquanto o smartphone estava no modo avião . Depois de transcrever uma fala, também é possível salvar os arquivos de áudio e de texto de forma vinculada.

Leia também: Google Pay passa a aceitar cartão de débito em compras online

Com o arquivo salvo, o usuário pode pesquisar por palavras faladas nos áudios . O aplicativo abrirá qualquer arquivo em que o termo desejado aparece, destacando em que momento ele é enunciado. Por exemplo, você pode pesquisar por “Olhar Digital” e o app procurará por qualquer arquivo de áudio com “Olhar Digital”, indicando em que trecho do áudio a expressão é encontrada.

Apesar de ainda ser exclusivo para o Pixel 4 , o Recorder deve chegar a outros dispositivos Android em breve. O app é extremamente útil para uma variedade de atividades: estudantes podem usá-lo para transcrever palestras, por exemplo, enquanto jornalistas terão uma ferramenta muito prática para realizar suas entrevistas.