Forró do Moura tem participação de Antonio Nóbrega e Oswaldinho do Acordeon

O projeto Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo, criado por Pablo Moura para desenvolver ações de valorização da música brasileira, e vitrine do seu trabalho autoral, apresenta nos dias 17 e 24 /6 e 01/07, a partir das 21h, shows/lives transmitidas pelo Canal do Pablo Moura no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC-x9HhnnmVAiR9ekmZVI3nw).

Os shows/lives terão as presenças de Oswaldinho do Acordeon e Antonio Nóbrega.

continua depois da publicidade

“Acredito que seja necessário que o fomento e a preservação do forró tradicional passem de geração a geração, para que seja mantida a identidade de um ritmo tão influente e representativo, e é por essa razão que durante esses dez anos de construção da minha carreira, trago a bandeira da preservação do forró que vem influenciando outros jovens sanfoneiros de diversas regiões do Brasil para que conheçam e incluam o ritmo em seus estudos musicais”, explica Pablo.

Com base na nova cena instrumental o jovem pernambucano, natural de Cabo de Santo Agostinho, Pablo Moura faz questão de recuperar e estabelecer as raízes de sua terra, rica em ritmos tradicionais como o frevo, o maracatu, o coco e o caboclinho. Para Oswaldinho do Acordeon, Pablo Moura tem uma linda carreira pela frente.

“Participar do lançamento da carreira de meu amigo Pablo é um prazer. Acho que ele já se lançou há muito tempo e não sabia. Tem participado de várias rodas de música com vários músicos, entre os quais eu, que já tive a alegria de tocar com ele diversas vezes lá no Brincante, fazendo forró. Temos um grande músico”, completa Antonio Nóbrega.

continua depois da publicidade

Somadas às apresentações, Pablo Moura realiza quatro oficinas online gratuitas, voltadas à iniciação musical para todos que queiram começar seu aprendizado musical com a sanfona, e principalmente para crianças de 9 a 12 anos. As oficinas serão realizadas sempre às quartas-feiras até 27 de julho.

Os shows/lives do projeto Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo também marcam o lançamento do EP homônimo onde Pablo traz em suas composições o resgate sonoro de duas variantes da sanfona difundidas no Nordeste: o oito baixos (tipo de acordeon diatônico com afinação específica para o forró) e a concertina.

Tanto os shows/lives, como as oficinas, ficarão disponíveis no canal de YouTube de Pablo Moura para quem quiser rever ou conhecer.

Este projeto foi contemplado pelo edital Fomento ao Forró – 2ª Edição, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.