Fonte dos Amores ficará fechada após macaco ser encontrado morto

Medida preventiva vale até resultado do exame ser divulgado

A Fonte dos Amores, um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas, foi fechada na manhã de ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, depois que um macaco sauá da espécie callicebus sp, animal muito comum nas matas dos arredores, foi encontrado morto na semana passada.

Assim, por medida preventiva, até que o resultado do exame comprove a causa da morte, o ponto turístico ficará fechado para visitação. Medidas preventivas estão sendo adotadas, tendo em vista que não há casos positivos autóctones de febre amarela em Poços de Caldas.

MONITORAMENTO
A cobertura vacinal de monitoramento rápido de Poços é de 98%, segundo levantamento realizado no ano passado. Desde que um macaco foi encontrado morto, no início de 2017, com confirmação de febre amarela como causa da morte, a Secretaria Municipal iniciou um monitoramento vacinal imunizando mais de 50 mil pessoas.

CASOS
Na semana passada, foi confirmado o primeiro caso importado de febre amarela, contraída por uma turista de São Paulo, de 27 anos, que veio visitar familiares. Ela ficou internada por 14 dias no Hospital Santa Lúcia, teve alta na segunda-feira passada e passa bem.

Na terça-feira, 30, uma outra mulher, de 26 anos, moradora da Zona Oeste, foi internada no Santa Lúcia, com sintomas de febre amarela. O material para exame foi coletado na sexta-feira e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Os resultados dos exames da paciente e do material coletado no macaco morto são aguardados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2017, as vésperas do Carnaval, um macaco foi encontrado morto na região da Cascatinha. O exame da Fiocruz confirmou a morte por febre amarela e um trabalho de intensificação da cobertura vacinal no município imunizou mais de 50 mil pessoas.

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), lembrou que todos os procedimentos adotados seguem a protocolos estabelecidos para a prevenção e o combate da febre amarela.

“A situação em Poços é considerada tranquila. Tivemos a confirmação de um caso importado, de uma turista que esteve em Atibaia na área de risco por 12 dias e que já chegou aqui passando mal, foi atendida, melhorou e já teve alta. Temos o caso suspeito da moradora que está tendo toda a assistência mas que o quadro de saúde indica que possivelmente não seja febre amarela, o que será comprovado pelo exame da amostra de sangue. O fechamento destas áreas de mata pelo aparecimento deste macaco morto faz parte de todas estas medidas preventivas, indicadas para o controle e o combate da doença. Nós preferimos errar pelo excesso do que pela falta de cuidados que pode comprometer a saúde de toda a população, seja de moradores, seja de turistas”, disse.

A Vigilância Ambiental já realizou a PVE – Pesquisa Vetorial Especial, com busca de vetores e eliminação de criadouros do mosquito, no raio de 100 metros, tanto do local onde a turista permaneceu em Poços antes de ser internada, quanto da residência da moradora com suspeita da doença.

A Vigilância Epidemiológica também tem realizado a busca ativa nestas áreas, de casa em casa, verificando a cobertura vacinal e oferecendo a imunização contra a febre amarela.

VACINAÇÃO
Todas as 21 salas de vacinação de Poços possuem vacinas contra a febre amarela. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Em Poços, está sendo administrada a dose integral, ou seja, sem fracionamento, sendo necessária somente uma vacina pela vida toda. A orientação é evitar áreas de mata ou só entrar nestes locais, com a pele coberta e usando repelentes, de preferência a partir de 10 dias após ter recebido a vacina.