Após flexibilização, prefeito vê situação sob controle

Sérgio Azevedo fez balanço de 22 dias de reabertura da maior parte do comércio em Poços


Após 22 dias de flexibilização do comércio em Poços de Caldas por conta da pandemia de Covid-19, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) vê a situação sob controle.

Na noite de sexta-feira, 22, ele fez uma live ao lado do secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), e do médico infectologista Mário Krugner, ambos integrantes do Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus, para fazer um balanço da flexibilização.

“Eu entendo que a situação está sob controle e quero agradecer a população. No uso de máscaras, Poços de Caldas tem dado exemplo. A pandemia não acabou, a gente sabia que ao flexibilizar, a tendência é ter um aumento no número de casos, o que já era esperado. O comércio tem seguido à risca as recomendações e isso tem nos dado tranquilidade para manter o comércio aberto. Realmente teve uma grande aglomeração na primeira semana, de muita gente que precisava comprar alguma coisa, pagar seus carnês e os bancos, que foi uma semana de pagamento, pagamento de aposentados, Dia das Mães, além do pagamento do auxílio financeiro. Mas, já passou e realmente agora eu acho que a gente entra em uma normalidade e peço que todos continuem com essa preocupação, porque a pandemia está aí, não acabou e a gente não sabe realmente quando vai poder flexibilizar mais”, disse.

AUMENTO DE CASOS
Segundo Mosconi, o aumento no número de pacientes positivos era previsível, mas dentro do esperado.

“Os pacientes têm tido uma boa evolução, temos tido alta, inclusive, de pacientes que estavam nas UTIs e que agora estão indo para suas casas. Nossos leitos estão de acordo com aquilo que tínhamos programado, a ocupação está aquém do esperado. Estamos montando nosso Hospital de Campanha, temos a Santa Casa e o Santa Lúcia, credenciados pelo SUS e que têm cumprido um bom papel, estamos em sintonia também com a Unimed e com o Hospital Poços de Caldas”, complementou Mosconi.

O prefeito informou que Poços conta com 47 leitos exclusivos para Covid-19 e até sexta-feira, 22, estavam ocupados sete deles, ou seja, e nesta sexta, 14,89% do total. O limite será 75% da capacidade. Segundo o prefeito, nos próximos boletins, serão fornecidos mais dados, especialmente em relação à utilização dos leitos.

BARES E RESTAURANTES
Por meio do decreto número 13.332, de sexta-feira, 22, a Prefeitura definiu nova regulamentação para o funcionamento dos bares na cidade. Agora, eles ficam autorizados a funcionarem até às 20h, de segunda a sábado e de 10h às 16h aos domingos. Restaurantes, pizzarias, hamburguerias, lanchonetes, sorveterias e casas de açaí podem continuar funcionando todos os dias da semana até às 22h, sendo que após este horário, somente por meio de serviços delivery.

“Tenho que fazer um apelo aos donos de bares dos bairros. Os bares maiores, do centro e de outras localidades, têm funcionado muito bem, obedecendo aos critérios, de 30% da capacidade, de distanciamento, mas os bares de bairros ainda estão tendo grande aglomeração. Face a isso, soltamos um decreto onde diminuímos o horário de funcionamento dos bares, para tentar melhorar essa situação”, afirmou o prefeito.

BARREIRAS
O prefeito também comentou o reforço nas barreiras sanitárias nas entradas da cidade, especialmente após o feriado prolongado instituído em São Paulo, pois as autoridades previam um possível aumento no fluxo de pessoas vindas do Estado vizinho.

“Se você tem parentes fora de Poços de Caldas, por favor não peça para essas pessoas virem para cá nos próximos dias, porque elas serão barradas. São medidas necessárias para a segurança da nossa população. Tem morador que instrui as pessoas a como fazer para entrar na cidade. Poxa, adianta o prefeito ficar fazendo uma situação para fechar, para trazer essa proteção pra nós e você orientar seus amigos, orientar seus parentes a como fazer para burlar essa fiscalização? Eu também quero ir visitar minha mãe e não posso”, alertou.

TESTES E PESQUISAS
O protocolo para testagem da Covid-19 pelo SUS, inclui populações-alvo, exclusivas, indivíduos que apresentem síndrome gripal, ou seja, apresentando o quadro respiratório agudo.

O Ministério da Saúde determina públicos prioritários, composto por profissionais de saúde, das forças de segurança e pessoas com mais de 60 anos, entre outros. No entanto, um protocolo municipal, criado pela Secretaria de Saúde, orienta que todos os pacientes sintomáticos, façam o teste, inclusive nas unidades básicas de saúde, que receberam os kits esta semana.

O prefeito informou que já foram feitos 717 exames na cidade, sendo 38 positivos, ou seja, 5,3%. Outros quase 95% deram negativo.

O prefeito também anunciou a contratação de uma pesquisa amostral que vai aumentar o percentual de testagens pelo SUS em Poços, com recursos do município. “Será feita por meio de sorteio, divididos por regiões da cidade, por faixa etária, faixa salarial e com testes de Covid-19. Vai ser importante para termos um índice real dos assintomáticos, ou seja, daquelas pessoas que não apresentam sintomas mas que testam positivo”, completou.