Flávia Vivaldi pede exoneração do cargo de secretária

Adesão de Poços ao projeto de escolas cívico-militares motivou a saída

A secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, pediu exoneração do cargo após o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) ter feito a adesão de Poços de Caldas ao projeto de escola cívico-militar do Ministério da Educação, na sexta-feira, 11.

Ontem pela manhã, 14, Flávia comunicou à equipe da Secretaria Municipal de Educação a decisão de deixar o cargo. “A educação pública democrática que defendemos desde o início do nosso trabalho frente à SME não dialoga com esse tipo de programa e, desta forma, comunicamos nosso desligamento da pasta”, alegou Flávia, em nota.

Ela agradeceu ao prefeito e ao vice Flávio Faria (Rede) pela “oportunidade única vivenciada intensamente nesses dois anos e 10 meses”. Para Flávia, a educação pública de qualidade é feita por educadores, pesquisadores, estudiosos e conhecedores da realidade da educação brasileira.

“Acreditamos que o ato de educar é muito mais amplo que a prática de ensinar e só acontece em um ambiente que propicie a reflexão, a discussão e o debate de ideias, fundamentais para a formação de estudantes autônomos, capazes também de fazer escolhas baseadas em princípios, especialmente os de justiça e solidariedade. Neste sentido, também as nossas escolhas estão vinculadas aos valores e princípios que regem a nossa vida”, completa.

ATUAÇÃO
Desde 2017 no comando da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Vivaldi aponta que procurou desenvolver “um trabalho pautado por valores, com ênfase em uma educação democrática e ética, com efetiva participação da comunidade escolar e, sobretudo, norteada pelo caráter científico das ações”.

Entre as ações de destaque de sua gestão, estão a formação e diagnóstico para que as unidades desenvolvam o Plano de Convivência Ética, com ações intencionais de prevenção da violência. Poços de Caldas se tornou o primeiro município do país a contar com o Plano de Convivência Ética nas escolas como política pública de educação.

Também durante a gestão de Flávia Vivaldi, foi implantado o Piso do Magistério na rede municipal de ensino.


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!